segunda-feira, 14 de maio de 2012

IV Fórum Leão XIII integra colégio e comunidade

Saúde e Qualidade de Vida é o tema da edição do IV Fórum Diocesano Leão XIII, promovido pela Mitra Diocesana de Paranaguá, nos dias 22, 23 e 24 de maio, das 19:30 às 22:00 horas, na Catedral Nossa Senhora do Rosário. O evento reunirá estudantes, professores, autoridades políticas, imprensa, profissionais da área e a comunidade em geral. A abertura do IV Fórum contará com a palestra sobre "Prevenção e Qualidade de Vida", com Dr. Lucas Nitsche Rocha. No segundo dia, o Secretário da Saúde do Estado do Paraná, Dr. Michele Caputo Neto irá conduzir o debate sobre "Saúde e Políticas Públicas". Para o encerramento do evento, o tema será as "Relações Humanas e a Saúde", com Dr. Jelson Roberto de Oliveira. O Colégio Diocesano Leão XIII é o único do país a promover um Fórum que integra a escola e a comunidade tendo como tema a Campanha da Fraternidade da CNBB. "O IV Fórum é um acontecimento que vai marcar todas as atividades de evangelização da campanha da Fraternidade desse ano, promovendo iniciativas e decisões em defesa da promoção da vida e da saúde para todos", explica o Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos.
"O evento busca oportunizar a comunidade litorânea do Paraná reflexão sobre o papel social e o de cada um de nós na conquista da saúde e qualidade de vida. A realização do IV Fórum Diocesano Leão XIII tem como objetivo entender que fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer, como prejudicar a saúde”, explica o Diretor e Professo Pe. Vilmar Seriguelli. Comunidade O IV Fórum é gratuito e aberto para a comunidade do litoral, por isso é realizado em local central. "Estamos felizes com a formação intelectual e social do nosso filho, aqui no Leão XIII, eles formam o cidadão, preparam para a vida com a base dos princípios da ética e respeito. Sempre que pudemos, participamos dos projetos do colégio e o Fórum é uma das atividades que mostra o compromisso social do Colégio com a comunidade Parnanguara", afirmou o casal, Morgana Fagundes e Fábio M. Smaka. "Sem dúvida, vemos a diferença na educação dos nossos filhos. A escola está inserida na realidade dos problemas da sociedade, promove o debate, a integração, cumpre com a sua responsabilidade social. É uma educação transformadora e para a vida", enfatizaram o casal Dulce e Marcelo Dias.
Não Foi Acidente Uma da atividades realizada dentro do tema do Fórum foi a caminhada de lançamento da campanha de Educação para o Trânsito - Não foi Acidente. "A ação foi sugerida pelos alunos, que viram através da mídia, do programa CQC e trouxeram para a sala de aula. Analisamos e entramos em contato com a ONG e vamos juntos ajudar a coletar as assinaturas no abaixo assinado em prol de um trânsito mais seguro em Paranaguá", explica a professora e uma das Coordenadores da caminhada, Fabiana Pontes. Pais Participativos Estiveram presentes também na coletiva com imprensa os pais, professores e coordenadores. "Estamos felizes com a formação intelectual e social do nosso filho, aqui no Leão XIII, eles formam o cidadão, preparam para a vida com a base dos princípios da ética e respeito. Sempre que pudemos, participamos dos projetos do colégio e o Fórum é uma das atividades que mostra o compromisso social do Colégio com a comunidade Parnanguara", afirmou o casal, Morgana Fagundes e Fábio M. Smaka. "Sem dúvida, vemos a diferença na educação dos nossos filhos. A escola está inserida na realidade dos problemas da sociedade, promove o debate, a integração, cumpre com a sua responsabilidade social. É uma educação transformadora e para a vida", enfatizaram o casal Dulce Mara e Marcelo Dias.
Atividade Multidisciplinar Durante os meses que antecedem o evento, os alunos desenvolvem pesquisas bibliográficas e de campo que resultará em apresentação de vídeos e registros gráficos, que serão apresentados à população para auxiliar neste processo de reflexão por ocasião do IV Fórum. "Estes trabalhos são instrumentos que nos auxiliam no aprofundamento de informações que possam nos garantir possibilidades de novas ações em busca de saúde e qualidade de vida para toda a população", enfatiza a Coordenadora do Ensino Fundamental, Josane Maia Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário