sábado, 31 de julho de 2010

Beto Richa vai levar atendimento móvel de urgência para todas as regiões


O candidato da Coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, afirmou na última sexta-feira (30), em Adrianópolis, que levará os serviços de atendimento móvel de urgência (Samu) a todas as regiões do Paraná.

“Não é admissível que um paciente viaje longas distâncias para ter atendimento médico. Não é aceitável que uma mãe dê a luz dentro de uma ambulância. Vamos melhorar o atendimento de emergência, com bons programas e maior investimento, começando pela aplicação de 12% das receitas líquidas, como determina a lei”, disse Beto Richa, acompanhado do candidato ao Senado Gustavo Fruet, do deputado federal Luiz Carlos Setim e de lideranças locais.

Em Tunas do Paraná, no fim da tarde de sexta-feira, Richa criticou a precariedade na área da saúde no Estado e anunciou a criação do Disque Urgência, que vai integrar o atendimento de emergência do governo estadual e municípios. O serviço terá profissionais preparados, médicos e enfermeiros, que orientarão as equipes locais para enfrentar qualquer situação de risco.

Mais de 1.000 pessoas na inauguração de Comitê Beto Richa em Araucária


Mais de 1.000 pessoas participaram da inauguração do Comitê Regional de Beto Richa e do candidato a deputado estadual Isac Fialla, na noite de terça-feira (27), em Araucária, região metropolitana de Curitiba.
Tambem participaram os candidatos ao senado Gustavo Fruet e Ricardo Barros, o candidato a deputado federal Afonso Camargo, e o prefeito de Araucária, Albanor José Gomes.
Beto agradeceu o apoio das lideranças e da população de Araucária, e disse que cada vez mais crescem os apoios e adesões de grupos políticos, prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, e lideranças da sociedade.

A Coligação Novo Paraná é formada pelo PSDB, DEM, PSB, PP, PPS, PTB, PMN, PHS, PTC, PSDC, PRP, PTN, PSL E PRB.

Beto Richa vai criar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência


O candidato da Coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, anunciou na terça-feira (27) a criação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que vai trabalhar pela inclusão social e o acesso das pessoas com deficiência no Paraná a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade. Beto disse que vai trabalhar para tornar o Paraná uma referência para o Brasil nesta área, com uma visão moderna e humana.
Na Prefeitura de Curitiba, Beto Richa já havia regulamentado o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, que define políticas municipais e trabalha de forma integrada com obras e programas de outras áreas. Segundo o IBGE, cerca de 15% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Aplicada essa mesma proporção ao Paraná, chega-se a 1,5 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência. Menos de 2% estão no mercado formal de trabalho.

A Coligação Novo Paraná é formada pelo PSDB, DEM, PSB, PP, PPS, PTB, PMN, PHS, PTC, PSDC, PRP, PTN, PSL e PRB.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Beto Richa na Festa da Tainha em Paranaguá


Ao participar da 25ª Festa da Tainha neste domingo (11), o candidato tucano Beto Richa criticou a perda de importância estratégica do Porto de Paranaguá. “Nos últimos anos, o Porto de Paranaguá perdeu uma significativa movimentação de cargas para outros estados, em especial, para Santa Catarina. A modernização do Porto de Paranaguá é necessária para resgatar a eficiência e para não comprometer o desenvolvimento do Estado”, afirmou Richa, que estava acompanhado do candidato a vice-governador, Flávio Arns.

Para Richa, o setor do turismo no Litoral também precisa de um projeto estratégico de desenvolvimento. Richa propõe a criação de um corredor turístico ligando Paranaguá, Curitiba e Foz do Iguaçu. Essa proposta prevê a instalação de um terminal turístico de passageiros no Porto. Essa integração será possível, na visão do prefeito de Curitiba, com diálogo. “Queremos voltar aos bons tempos em que o Litoral tinha voz e conseguia que as suas reivindicações fossem efetivamente atendidas. Um governo que se sensibilizava com os problemas da região. Essa é a nossa ideia”, afirmou Richa.

Richa também destacou a importância de retomar os estudos para a construção de um novo presídio no litoral. “Sabemos da situação precária da Cadeia Pública de Paranaguá. Em nosso governo vamos construir um presídio, para desafogar as cadeias da região”, disse. Richa defendeu adoção de ações que compensem o impacto do Porto na infraestrutura da cidade de Paranaguá. “A cidade precisa ser compensada por causa do impacto na região. A proposta é a criar ações para ajudar o município para recuperar os danos na malha viária, por exemplo”, disse Richa.

Foto: o ex-Vereador de Matinhos Zeca; o candidato a deputado federal Ricardo; o candidato ao Governo do Estado, Beto Richa; Xiquinho e candidato a deputado federal Fabriano Elias

(PSDB/PR)

Paranaense Caetano Vargas vence etapa do SuperSurf International em Maresias


O paranaense Caetano Vargas levou o título da segunda etapa do SuperSurf Internacional. A decisão contra Magno Pacheco foi neste domingo nas águas da Praia de Maresias, São Sebastião (SP). Os finalistas do segundo desafio barraram os favoritos Renato Galvão e David do Carmo nas semifinais que abriram o domingo de sol e ondas de meio metro de altura com boa formação.

- Deu tudo certo para mim hoje, as ondas vieram nas baterias e só tentei mesmo mostrar o meu surfe. Tive sorte de começar bem a final, como foi contra o Renato Galvão também nas semifinais. Peguei uma abrindo pela esquerda e fui soltando as manobras até onde deu. Acho que hoje era o meu dia. Agora estou na frente do ranking, mas isso é conseqüência do trabalho dentro d´água - disse Caetano, que festejou sua primeira vitória.

O paranaense logo no início da final pegou um ótima onda para somar um 6,07, surfando as melhores ondas que entraram nos 35 minutos da bateria decisiva. O paulista Magno Pacheco não achou as ondas e a maior nota que conseguiu foi 5,67.

As etapas seguintes do SuperSurf Internacional 2010 serão no mês de outubro, em Florianópolis (SC) e no Rio de Janeiro (RJ), que fecham a temporada.

(LancePress)

Com Beto Richa, um novo jeito de governar o Paraná


Beto Richa significa um novo jeito de governar, com mais respeito pelas pessoas. Beto Richa tem uma história de trabalho em favor daqueles que mais precisam. Beto nasceu em Londrina. É filho de José Richa, o mais querido governador que o Paraná já teve. Como prefeito da Capital, foi eleito dez vezes o Melhor Prefeito do Brasil pelos institutos Datafolha e Brasmarket. Beto Richa deixou a prefeitura de Curitiba com mais de 80% de aprovação popular. E quando o povo aprova é porque vê a vida melhorar. Beto Richa é a força do Novo Paraná!

EXPERIÊNCIA E PREPARO PARA GOVERNAR
Deputado estadual, vice-prefeito, secretário municipal de Obras e prefeito da capital paranaense, o engenheiro Beto Richa está pronto para governar o Paraná. Em seus dois mandatos na Assembléia Legislativa, Beto foi autor de leis de grande repercussão social, como a que criou o Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas e a indenização a vítimas do regime militar.

SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA
Com Beto Richa, a população participa e fiscaliza diretamente todas as atividades do governo. Beto vai assinar Contratos de Gestão com todos os secretários, com metas claras e objetivas para todas as áreas da administração. A população vai acompanhar e fiscalizar.

(PSDB/PR)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

IAP realizou audiência pública de engordamento da orla marítima


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou no último dia (21), em Matinhos, uma audiência pública sobre o projeto de engorda da praia. A reunião aconteceu na sede da Fetiep (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná) e contou com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano.

A audiência pública é uma exigência para elaboração do Relatório de Impacto Ambiental que está sendo coordenado pelo IAP. Só com o Relatório aprovado a licitação para a obra poderá ser iniciada. Teoricamente a reunião para os técnicos exporem todo o impacto que a obra poderá causar para qua a população aprove ou desaprove.

O projeto de engorda de seis quilômetros de praia entre os balneários de Caiobá e Riviera conta com recursos de R$ 12,6 milhões do PAC do Governo Federal e R$ 4 milhões do estadual.
Depois de concluída a licitação, que deve demorar até três meses, a obra em si tem duração prevista de 12 meses.

(Correio do Litoral)

Dilma sabia do programa radical apresentado pelo PT


Para tucanos, ex-ministra precisa esclarecer quais são suas reais intenções

O programa de governo, protocolado pelo PT na segunda-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê temas como controle social dos meios de comunicação, tributação de grandes fortunas e atenta contra a propriedade privada, levanta dúvida sobre a real intenção da candidata oficial à Presidência, Dilma Rousseff (PT).

Ao contrário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conseguiu controlar a ala radical do seu partido, Dilma já mostra disposição em fazer concessões a essa parcela do PT. Conforme noticiou a imprensa, a ex-ministra não só tinha conhecimento da versão polêmica do programa, síntese do documento denominado "A grande transformação", aprovado no Congresso Nacional do PT, em fevereiro, como rubricou as suas 19 páginas.

Após causar desconforto entre os aliados da petista, o projeto foi substituído ainda na segunda-feira por versão menos acalorada. Nos bastidores, os políticos consideram o remendo pior do que o próprio ato. De acordo com a assessoria da candidata petista, ela assinou a versão radical sem ter lido uma única linha do documento.

Na avaliação do deputado Luiz Carlos Hauly - PR(foto), o texto retirado revela o lado fascista do PT. "Uma ala radical do PT quer um governo parecido com o da Venezuela, país íntimo do governo brasileiro. Sem dúvida, o ato merece repúdio das pessoas preocupadas com a democracia, mas, principalmente, de toda a sociedade brasileira", avalia.

O deputado Gustavo Fruet (PR), líder da minoria, acredita que o momento é de esclarecer as dúvidas, não estimular pontos de interrogação na cabeça do eleitor, como tem feito a candidata petista. "A candidata oficial tem de se posicionar, esclarecer ao eleitor sobre o que ela pensa", afirma.

Disposta a evitar o debate e o confronto de idéias com seus adversários, Dilma não parece se comover com as dúvidas. De acordo com editorial do jornal O Globo, publicado nesta quarta-feira, "mais do que nunca, é imperioso Dilma Rousseff participar de debates, expor com clareza, o que pensa sobre questões-chave".

PONTOS POLÊMICOS
A defesa dos itens polêmicos não é nenhuma novidade. O projeto traz temas já defendidos em documentos como a terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos, criticado por avançar sobre as liberdades de expressão e da mídia e por aumentar a participação do Estado nas relações empresariais, trabalhistas e judiciais.

O projeto levanta dúvida sobre o verdadeiro posicionamento da ex-ministra, se ela apóia ou não o controle da imprensa, e se ela é contra, como já foi, aos critérios de estabilização da economia, como o chamado tripé da econômica: câmbio flutuante, meta de inflação e o ajuste fiscal. Em fevereiro, no seu congresso nacional, o PT tinha esboçado a intenção de acabar com esses critérios, que, aliados ao Plano Real, garantiram a estabilização da economia.

Em relação aos movimentos sociais, a versão inicial se comprometia a revogar atos do governo Fernando Henrique Cardoso que inibem as invasões e estabelecem punições para os invasores, tirando da Justiça o poder de julgar invasões de terras tão logo elas ocorram. O assunto foi retirado da segunda versão.

A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais foi outro item presente na primeira versão da proposta. A candidata do PT, partido que sempre se disse defensor dos direitos trabalhistas, havia se negado a defender a redução da jornada de trabalho.

(Agência Tucana)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Beto Richa percorre Região Metropolitana e defende mais atenção aos municípios


O candidato da coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, percorreu nesta quarta-feira (7) 10 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, para discutir seu Plano de Governo. "Estamos fazendo esta caminhada por todo o Paraná para construir um amplo projeto de desenvolvimento para o Estado", afirmou Richa.

O roteiro de Richa, acompanhado dos candidatos ao Senado Ricardo Barros e Gustavo Fruet, se iniciou em Porto Amazonas e terminou em Fazenda Rio Grande. Beto também se reuniu com a população em Balsa Nova, Contenda, Quitandinha, Campo do Tenente, Piên, Tijucas do Sul, Agudos do Sul e Mandirituba.  

Em todos os municípios, prefeitos, lideranças comunitárias e moradores expressaram problemas em comum: os serviços públicos de saúde e a falta de oportunidades para os jovens. Em Porto Amazonas, o prefeito Miguel Tadeu Sokulski (PR) se queixou da falta de planejamento e atenção do Governo do Estado, que construiu uma clínica da Mulher e da Criança no município quando a real necessidade era a reforma e ampliação do Hospital Municipal Menino Jesus, que está fechado.

Beto afirmou que seu governo vai "empunhar a bandeira" dos municípios. "Esta bandeira precisa ser empunhada pela liderança estadual, com diálogo, mas também com autoridade", disse Beto. "Ao mesmo tempo, cabe ao Governo do Estado induzir a recuperação das pequenas cidades por meio de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida. O Estado precisa descentralizar sua presença nas áreas de saúde, educação e segurança pública, regionalizar o desenvolvimento econômico, fomentar a economia e garantir melhor infraestrutura de transporte", disse Beto em Agudos do Sul. "Gosto da filosofia do Beto, porque ele é um político comprometido, inteligente e sincero. Precisamos de um governador que motive e renove as esperanças das pessoas, que estão desacreditadas com a política", disse a professora Carmem Borcz .

Coligação
A coligação Novo Paraná é composta por PSDB, DEM, PSB, PP, PPS, PTB, PMN, PHS, PTC, PSDC, PRP, PTN, PSL e PRB

(PSDB/PR)

A Coligação Novo Paraná integrada pelo PSDB e outros 13 partidos encaminhou registro junto ao TRE


A coligação Novo Paraná, encabeçada pelo PSDB e integrada por outros 13 partidos (PSB, PP, DEM, PPS, PTB, PRB, PRP, PHS, PTC, PSDC, PTN, PSL e PMN), encaminhou para registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a lista de candidatos a governador (Beto Richa), vice-governador (Flávio Arns), senadores (Gustavo Fruet e Ricardo Barros), e seus respectivos suplentes, e deputados federal e estadual.

(PSDB/PR)

Serra e Beto iniciam caminhada rumo à Presidência e ao Governo do Paraná


José Serra e Beto Richa iniciaram juntos, nesta segunda-feira, suas campanhas à Presidência e ao Governo do Paraná em caminhada no calçadão da Rua XV, centro de Curitiba. Durante parada para cafezinho no antigo Paço Municipal, centro histórico da capital, Serra anunciou que, no governo federal, criará o programa Mãe Brasileira, de atenção a gestantes, inspirado no programa Mãe Curitibana.

"Comecei em Curitiba o desafio de mostrar para os brasileiros que o Brasil pode mais. Pode mais na educação, pode mais na segurança e pode mais na saúde", disse Serra, ao lado de Beto Richa e dos candidatos a vice-governador, Flávio Arns, e ao Senado, Ricardo Barros e Gustavo Fruet. "O Paraná vai trabalhar para dar uma votação vitoriosa para José Serra, para que possamos, juntos, construir um novo Brasil e um novo Paraná", afirmou Beto.

Mãe Brasileira
No Paço Municipal, Serra anunciou que vai criar o programa Mãe Brasileira, que conheceu na Prefeitura de Curitiba, quando era prefeito de São Paulo. "Peguei esta idéia e implantei em São Paulo. Agora este programa será estendido para todo o Brasil, dando assistência no pré-natal para todas as brasileiras grávidas", disse o candidato à presidência tucano. Também serão retomados os mutirões de saúde, a construção de 150 Ambulatórios Especializados e a atendimento especial para dar assistência aos usuários de drogas.

Serra disse que fez o lançamento da campanha em Curitiba, porque "se sente em casa no Paraná". "Fiz o lançamento ao lado de Beto Richa, que traz o novo para o Brasil. O Paraná, que é quarto estado industrializado do Paraná, serve de exemplo, porque concilia o desenvolvimento industrial com a forte presença agrícola", afirmou Serra.

Na Boca Maldita, tradicional ponto de manifestações populares em Curitiba, Serra falou com um megafone para a população. "Saio de Curitiba com muito mais energia do que quando cheguei. Nossa campanha será assim, no corpo a corpo, conversando com as pessoas, recebendo opiniões, em todo o Paraná e no Brasil.

Obras e propostas na área social
À tarde, Beto Richa e José Serra visitaram um conjunto de obras na área social no bairro Parolin, onde a Prefeitura de Curitiba está promovendo um amplo programa de reurbanização de uma favela instalada no local há mais de 50 anos. Além de retirar famílias da beira do rio Vila Guaíra e instalar em novas moradias, pelo programa habitacional do município, estão sendo construídas uma escola, um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), um barracão para reciclagem de materiais.

Em seguida, acompanhado de Gustavo Fruet, Flávio Arns e Ricardo Barros, Serra foi ao Paraná Clube, onde um grupo de entidades o esperava para entregar uma carta com propostas para o futuro governo do PSDB na área da assistência social. Serra anunciou que pretende implantar no país o programa Mãe Brasileira, iniciativa pioneira adotada em Curitiba, com o programa de atenção integral à gestante implantado em Curitiba e já copiado para a administração da capital paulista e para o estado de Pernambuco. "Peguei esta idéia do Beto Richa e implantei em São Paulo. Agora este programa será estendido para todo o Brasil, dando assistência no pré-natal para todas as brasileiras grávidas", disse o candidato à presidência.

Pastoral da Criança
José Serra também visitou a sede nacional da Pastoral da Criança, onde foi recebido pelo presidente da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Newman, filho da Dra. Zilda Arns, uma das fundadoras da entidade. Serra, que conhece o trabalho da pastoral na redução da mortalidade infantil desde que foi ministro da Saúde e também pela amizade pessoal que tinha com Zilda Arns, disse que em seu governo trabalhará para duplicar ou até triplicar o alcance do trabalho da pastoral no Brasil, que hoje acompanha 1,5 milhão de crianças menores de 6 anos em 40 mil comunidades. O trabalho é desenvolvido por mais de 230 mil voluntários. "Conheço o trabalho da Pastoral da Criança, fui muito amigo de Zilda Arns, que sempre foi uma grande parceira", disse Serra. "Vamos ajudar a ampliar o alcance desse trabalho excepcional como parte da estratégia para reduzir o número de famílias brasileiras que hoje vivem com renda inferior a meio salário mínimo."

(PSDB/PR)

domingo, 4 de julho de 2010

Datafolha revela solidez do candidato José Serra para as eleições 2010


A pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, revela a solidez das intenções de voto do candidato à Presidência da República, José Serra (SP). A avaliação é da senadora Marisa Serrano (MS) e dos deputados federais João Almeida (BA) e Gustavo Fruet (PR).

Pelo levantamento, o tucano é o preferido de 39% dos entrevistados, contra 38% da candidata oficial, Dilma Rousseff (PT). A senadora Marisa Silva, candidata pelo PV, aparece com 10%. Em eventual segundo turno, Serra venceria Dilma por 47% a 45%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

"Serra está firme nas intenções de voto, continua sólido. E a partir de agora, com apresentação das propostas, ele vai permanecer em ascensão, conquistando cada vez mais seu espaço. Serra não é nenhuma bolha", afirma Serrano. "Outra coisa, eu acredito que a candidata Dilma tenha alcançado o patamar de transferência de votos do presidente Lula."

As pesquisas mostram redução da rejeição do candidato tucano, ascensão na pesquisa espontânea (passou de 14% para 19%) e, ainda, que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva parou de reverter-se em votos para Dilma.

(PSDB)

sábado, 3 de julho de 2010

José Serra e Beto Richa iniciam campanha juntos, com caminhada na Rua XV


Os candidatos do PSDB à Presidência, José Serra, e ao Governo do Paraná, Beto Richa, iniciarão suas campanhas, juntos, na próxima terça-feira (6), em Curitiba, com uma caminhada pela Rua XV, no centro. Serra e Richa percorrerão o calçadão, da praça Santos Andrade até a Boca Maldita, a partir das 12h. “Me sinto em casa no Paraná, onde tenho parceiros invencíveis”, afirmou Serra em Londrina nesta sexta-feira (2), onde assistiu ao jogo das seleções de Brasil e Holanda, ao lado de Richa e Flávio Arns, candidato a vice-governador, e Gustavo Fruet, candidato ao Senado.

"Queremos um futuro para o País nas mãos competentes, limpas e seguras de José Serra", disse Richa. “A construção de um novo Paraná passa, também , pela chegada de Serra à Presidência.” Após o lançamento da campanha, Serra conhecerá programas e obras sociais no Parolin e, às 14h30, no Paraná Clube, receberá um documento com propostas para seu Plano de Governo.

(PSDB/PR)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Flávio Arns é o candidato a vice de Beto Richa. Gustavo Fruet e Ricardo Barros, ao Senado


O candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, anunciou nesta quarta-feira (30) a formação de sua chapa para as eleições de outubro. O senador Flávio Arns (PSDB) é o candidato a vice-governador e os deputados federais Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) concorrerão ao Senado.

"Estou muito feliz com a chapa constituída por nossa coligação", disse Beto Richa. "Ela é a mais representativa da ampla aliança de partidos que apóiam nossa candidatura ao governo do Estado", acrescentou. "A formação da chapa foi rápida, muito acertada e de comum acordo na coligação. Reunimos lideranças estaduais com credibilidade testada e aprovada pelo desempenho na vida pública e eleitoral. É uma chapa forte, vitoriosa e vencedora. Fico feliz em apresentar esses valorosos companheiros, lideranças respeitadas no Congresso Nacional."

"Flávio Arns é um senador respeitado, um homem íntegro, reconhecido em todo o Estado por sua atuação no Senado e suas profundas ligações com entidades de caráter social. Era efetivamente o nome de minha preferência pessoal", disse Beto Richa.

Richa afirmou que a escolha de Gustavo Fruet para concorrer ao Senado agrega valores à chapa em todos os sentidos. "O Gustavo, ao longo destes dois mandatos na Câmara, firmou-se como um dos parlamentares mais preparados e mais combativos no Congresso Nacional", declarou ele. "Ele tem sido apontado, há vários anos, como uma das lideranças do Congresso. Além disso, tenho grande estima pessoal pelo Gustavo, temos uma forte afinidade política. Estou muito feliz por tê-lo na chapa majoritária", disse Beto Richa.

(PSDB/PR)