quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Copel oferece internet grátis no litoral


Quem for às praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Praia de Leste, vai poder acessar internet de graça e sem fio! A rede de wi-fi foi instalada nesta semana pela Companhia Paranaense de Energia. Segundo o superintendente de telecomunicação da Copel, Antônio Carlos Mello, os rádios que transmitem o sinal foram instalados na beira mar, mas o raio de acesso é maior.
Segundo o superintendente o acesso gratuito à internet pela rede da Copel só será disponibilizado durante a temporada de Verão. Uma forma de divulgar o serviço que já é oferecido de forma corporativa e ligar a empresa à tecnologia.
Para navegar pela grande rede no litoral, o usuário precisará fazer um cadastro durante o primeiro acesso. Basta buscar a rede sem fio Copel Telecom, clicar em conectar e preencher as informações solicitadas que aparecerão num portal. A senha para acessar internet de forma ilimitada é enviada para o celular e e-mail cadastrado. Ao digitar a senha o acesso é liberado. De acordo com o superintendente da Companhia, variações na velocidade de conexão poderão ocorrer, dependendo do número de internautas.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Boas Festas e Feliz 2012!

Guarda-vidas distribuem pulseiras de identificação para crianças no Litoral



Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros começaram a distribuir pulseiras de identificação para crianças no Litoral do Paraná. Adotada há anos, a medida tem ajudado a evitar o desaparecimento de crianças, além de aumentar o contato das famílias com os profissionais que estão em serviço.

As pulseiras para meninos e meninas podem ser encontradas em todos os 100 postos de atendimento ao longo da orla. “Basta procurar um posto de guarda vidas e pedir pela pulseira de identificação. Ela facilita muito o trabalho quando encontramos uma criança perdida, permitindo que os responsáveis sejam avisados rapidamente”, afirma o tenente Ezequiel Roberto Siqueira, porta-voz do Corpo de Bombeiros, que realiza a ação em parceria com o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas, da Polícia Civil do Paraná.

De acordo com Siqueira, a adoção da pulseira reduziu bastante os problemas com crianças no Litoral. “Antes ocorriam muitos casos de crianças que não conseguiam se orientar e acabavam se perdendo dos pais”, conta.

A orientação dos bombeiros é para que, ao chegar à praia, a família sempre verifique o local onde está o posto de atendimento e oriente a criança para que, caso se perca, imediatamente procure o guarda-vidas.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sanepar recolhe 12 toneladas de lixo no primeiro fim de semana da temporada


Doze toneladas de lixo foram recolhidas pela Sanepar em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná no primeiro fim de semana da operação de limpeza com máquinas automatizadas e coletores nas praias paranaenses. Garrafas de cerveja, garrafas plásticas, cocos, latas de refrigerantes e de bebidas alcoólicas formam a maior volume de lixo coletado.

Até 29 de fevereiro, a Sanepar limpará, dia e noite, os 61 quilômetros de praia nos três municípios. Seis máquinas limpadoras de areia começaram a trabalhar na sexta-feira (16). A Sanepar também distribuirá aos banhistas 50 mil coletores individuais de bitucas de cigarro, 300 mil sacos de lixo biodegradáveis e 200 mil revistas em quadrinhos com dicas de preservação ambiental.

“A população está colaborando, ao colocar resíduos nas sacolas biodegradáveis e nos tambores de coleta”, afirma o gerente da Sanepar no Litoral, Carlos Roberto Pinto.

HORÁRIOS – As máquinas da Sanepar, peneiras automáticas puxadas por trator que separam o lixo e devolvem areia limpa à praia, trabalham nas madrugadas, da 1h às 8h, inclusive sábados e domingos. Durante o dia (das 10h às 17h30), seis dumpers (veículos de pequeno porte, motorizados, com caçamba) circulam na faixa de banho. Ao mesmo tempo, coletores catam o lixo da areia. Todas as pessoas envolvidas no trabalho foram orientadas a preservar as áreas de restinga, importantes para o ecossistema do Litoral.

A caçamba de cada máquina limpadora tem capacidade para 750 quilos. Quando está cheia, os resíduos são recolhidos por equipes do Instituto de Águas do Paraná. Os dumpers têm capacidade para até 2 mil quilos. As máquinas limpadoras e os dumpers fazem o trabalho desde a Barra do Saí, em Guaratuba, até a praia Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. Também estão à disposição dos veranistas, na beira da praia, 1.200 tambores onde o lixo pode ser depositado.

Porto de Paranaguá é líder nacional em exportações do complexo soja



O porto de Paranaguá lidera o ranking nacional dos portos que mais exportam produtos do complexo soja (soja, farelo e óleo). De janeiro a novembro, foram 11,6 milhões de toneladas de produtos exportados, deixando para trás portos como Santos (SP), Rio Grande (RS) e São Francisco do Sul (SC). O volume movimentado é 7% superior ao registrado em 2010 e corresponde a 25% do volume nacional exportado. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Considerando os produtos separadamente, Paranaguá é líder na exportação do farelo de soja e no óleo de soja. De farelo, até novembro, foram exportados 4,2 milhões de toneladas, quase o dobro do que é movimentado pelo porto do Rio Grande, que ocupa o segundo lugar da lista, com 2,8 milhões de toneladas exportadas.

Paranaguá exportou até novembro 732,8 mil toneladas de óleo de soja, o que corresponde a 46% do volume nacional exportado.

O porto ainda ocupa a vice-liderança nacional na exportação de soja em grão. Até novembro, foram exportadas 6,6 milhões de toneladas, contra 8,6 milhões de toneladas exportadas por Santos. No entanto, o volume do grão exportado por Paranaguá apresentou alta de 27% em relação ao ano passado, batendo o recorde de exportação registrado em 2003, quando foram exportadas 5,7 milhões de toneladas do produto pelo Porto. Em Santos, a movimentação do produto cresceu 5% no período, e a média nacional de crescimento não passou de 10% em 2011.

“Estamos conseguindo recuperar cargas que deixaram de ser movimentadas por Paranaguá nos últimos anos. Exportadores que deixaram de usar nossa estrutura estão voltando. A dragagem que fizemos no início do ano contribuiu muito para atingirmos estes números”, afirmou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Litoral do Paraná ganha guia turístico



Os veranistas que forem ao litoral do estado vão receber a partir desta semana um guia turístico. O material contém os principais atrativos comerciais e de turismo dos sete municípios litorâneos, como horários e endereços de pontos gastronômicos, além de informações sobre os locais hoteleiros e de lazer da região.
O guia faz parte das ações da Operação Verão, que foi lançada pelo governo do Paraná na última sexta-feira, de acordo com o secretário estadual do turismo, Faisal Saleh.
Trinta mil exemplares do guia vão ser distribuídos para a população do litoral. O material vai estar disponível nas prefeituras, hotéis e pontos turísticos dos balneários e das cidades litorâneas.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Navio com 1.180 passageiros atracou no Porto de Paranaguá


O navio de passageiros AIDAcara volta a Paranaguá, um mês depois de sua primeira parada no terminal paranaense. Naquela ocasião, os turistas alemães, austríacos e suíços optaram por ficar na cidade e visitar seus pontos turísticos. O navio retornou na manhã deste sábado (17) para mais uma parada técnica. O dia ensolarado incentivou novamente os passageiros a visitarem a cidade e animou o comércio local. Desta vez, 1180 turistas estão a bordo da embarcação, que saiu de Buenos Aires no último dia 9.
“O navio seguirá para as cidades de Ilhabela (SP), Angra dos Reis, Armação dos Búzios (Rio de Janeiro), terminando a viagem em Santos (SP).”, afirmou Martina Reuter, representante de marketing e vendas da AIDA Cruises para a América do Sul. “A próxima passagem do AIDAcara por Paranaguá será no dia 12 de janeiro, quando o navio fará uma rota até Buenos Aires, saindo do Porto de Santos no dia 6”, conta Martina.
No mês passado, quando esteve em Paranaguá, praticamente todos os passageiros desceram para fazer passeios programados na Ilha do Mel, Curitiba, Morretes, e Antonina. Muitos ficaram em Paranaguá. Desta vez não foi diferente.
Para o presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Associação Comercial e Industrial de Paranaguá (Aciap), Kalil Hamud, a vinda de navios de passageiros com maior freqüência a Paranaguá aquece o comércio local.
“É muito importante para o comércio receber navios de passageiros, porque muitos optam por ficar em Paranaguá. Isso aquece o comércio e anima os empresários a se preparar para receber cada vez melhor os turistas estrangeiros”, disse Hamud.
De acordo com o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, a estrutura portuária adaptada para receber o navio atendeu muito bem a demanda. “Apesar de não dispormos de instalações ideais, o que fizemos foi significativo e até elogiado pelo comando do navio. Valeu o esforço de todos. Só assim conseguiremos colocar Paranaguá definitivamente na rota do turismo náutico nacional”, concluiu.
O trabalho para atrair navios de cruzeiros a Paranaguá tem sido feito em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo. Para o secretário Faisal Saleh, o bom receptivo aos turistas em Paranaguá vai permitir que o Porto continue podendo negociar novas escalas.
“O sucesso da inserção de Paranaguá na rota turística de cruzeiros depende do esforço de todos: comerciantes, empresários, operadores. A satisfação do turista vai possibilitar melhor negociação para novas paradas”, disse Saleh.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Policiais vão reforçar a segurança na Operação Verão


Oitocentos policiais vão reforçar a segurança durante a Operação Verão que começou hoje no litoral do estado. O policiamento será feito com maior intensidade em pontos estratégicos e nas proximidades das praias. Três módulos móveis estão instalados em Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Além disso, serão usadas mais de 130 viaturas, entre motos e automóveis. A PM também vai fazer bloqueios, abordagens, fiscalizações e operações de trânsito. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, afirma que essas medidas visam garantir a tranquilidade de todos os veranistas.
A operação também vai contar com 640 bombeiros militares, distribuídos em cento e cinco postos da orla. Eles vão atuar nas buscas e salvamentos, além de monitorar as praias. Os trabalhos vão contar com o apoio de aeronaves do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública e com quadriciclos equipados para fazer o atendimento inicial às vítimas de afogamento. A Operação Verão vai até o dia 26 de fevereiro

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Acontece amanhã reunião da comunidade local, UFPR Litoral e as instâncias públicas em Morretes


Amanhã (14) a UFPR Litoral promove uma reunião, às 13h30, na qual será feita a avaliação e o planejamento das ações de apoio às famílias atingidas pelas chuvas no dia 11 de março de 2011. O prefeito municipal, Amilton de Paula, confirmou a presença, e também foram convidados secretários municipais, vereadores e defesa civil. A professora Édina Vergara, articuladora da UFPR Litoral em Morretes, alerta para a situação em que ainda se encontram as famílias atingidas pelas chuvas.

“A UFPR Litoral é a única instituição que há nove meses, desde o dia 11 de março, está atuando com as famílias continuamente. A cada semana estamos com eles duas ou três vezes por semana, durante esse tempo constatamos que a forma de lidar com desastres desse tipo é desastrosa e que precisamos estar melhor preparados para enfrentar essas situações. Até hoje há aproximadamente 20 famílias de refugiados ambientais que não têm perspectiva alguma de futuro”, explica Édina. Segundo ela, a Universidade ajuda na articulação com os demais órgãos públicos e prestando apoio às famílias para que elas encontrem alternativas de trabalho e renda. Na reunião, a proposta é fazer uma discussão em âmbito local e planejar ações futuras.

Reunião da comunidade local, UFPR Litoral e as instâncias públicas de Morretes/PR
Local: Secretaria de Obras /Viveiro Municipal Comunitário (acesso pela entrada principal de Morretes - via 277)
Dia 14/12/11
Horário: 13h30m
Pauta: Articulações da UFPR Litoral com o Município para: geração de trabalho e renda aos atingidos pela enchente, potencialização de direitos sociais, pesquisas, formações e ações interdisciplinares para o desenvolvimento local sustentável.

(fonte UFPR Litoral)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Saúde firma acordo para prevenir acidentes de trabalho infantil



O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná, Ricardo Bruel da Silveira, assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de proteger, preservar e recuperar a integridade física e mental de crianças e adolescentes em situação de trabalho.

A parceria prevê a troca de informações e a comunicação dos acidentes de trabalho, para que sejam tomadas as devidas providências. No Paraná, entre 2008 e 2010, oito crianças e adolescentes morreram vítimas de acidentes de trabalho. De 2006 a 2010, foram notificados 191 acidentes de trabalho infantil. “Sabemos que na área de saúde do trabalhador existem muitas subnotificações. Com a parceria estabelecida, vamos conseguir combater esta prática”, afirmou o secretário.

Silveira enfatizou que a realidade do trabalho no Paraná é muito diversa, com a predominância de atividade agrícola em determinadas regiões e industrial em outras. “A partir das notificações de acidentes, o Ministério Público poderá apoiar as regionais de saúde no afastamento de crianças e adolescentes em situação de trabalho proibido”, disse.

Caputo Neto lembrou que a parceria com o Ministério Público é ampla. Em novembro, integrantes do comitê executivo do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde do Paraná visitaram as instalações do Centro de Medicamentos do Paraná para conhecer como funciona a logística da rede de assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde no Estado. “O MP também atua quanto à responsabilização dos municípios no controle da dengue”, afirmou.

Paraná é terceiro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras



O Paraná ficou em terceiro lugar em número de medalhas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras para atletas de 15 a 17 anos, encerradas neste domingo (11), em Curitiba. As equipes do Estado conquistaram 44 medalhas nas modalidades individuais (10 de ouro, 21 de prata e 13 de bronze) e duas nas coletivas (um ouro no vôlei masculino, com o Colégio Regina Mundi, de Maringá, e um no futsal masculino, com o Colégio Drummond, de Cianorte). O campeão de medalhas foi São Paulo, com 24 de ouro, 19 de prata e 19 de bronze. Em segundo lugar ficou Santa Catarina, com 13 ouros, 15 pratas e 15 bronzes.
As Olimpíadas foram disputadas em quatro modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), nas divisões Especial e Primeira, e oito individuais (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez), em divisão única.
Além das medalhas paranaenses conquistadas pelos colégios campeões dos Jogos Escolares do Paraná, outros colégios de Curitiba - participantes na cota da cidade-sede - conseguiram mais três medalhas, sendo uma de ouro com o Colégio Expoente, no vôlei feminino. As outras duas foram de bronze, nas individuais: uma na natação (100 metros peito feminino) e outra no taekwondo (leve masculino).
“O resultado é fruto da combinação do trabalho desenvolvido ao longo do ano e da eficiência no dia dos confrontos”, disse o secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman.
A classificação por medalhas é feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro, organizador da competição em parceria com o Ministério do Esporte e a direção técnica das Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Esporte. Na soma apresentada não se faz diferença entre as equipes das divisões Especial e Primeira.
Participaram das Olimpíadas Escolares Brasileiras 3,6 mil atletas de 1.129 escolas de 24 estados e do Distrito Federal. Apenas Goiás e Rondônia não enviaram representantes. Foi a maior edição das Olimpíadas Escolares, que pela primeira vez ocorreram em Curitiba.
Na premiação das coletivas estiveram os embaixadores Janete, do basquete, Franklin, do futsal, Zeba, do handebol, e Fofão, do vôlei. A competição para alunos de 12 a 14 anos ocorreu em setembro, em João Pessoa, na Paraíba.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Agenda: Governo debate industrialização no litoral



O desenvolvimento do Litoral conciliando a instalação de indústrias e a preservação do meio ambiente será um dos principais temas da reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit) que acontece hoje (9), a partir das 14h30 em Antonina.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros vai apresentar as perspectivas industriais e comerciais para os municípios do Litoral. Barros vai detalhar os empreendimentos autorizados e em negociação com o governo Beto Richa para se instalar no Litoral, em especial aqueles ligados à indústria do pré-sal. “Será um bom ambiente para o debate, reflexão, troca de ideias que aliem o desenvolvimento e preservação ambiental”, afirma.

Já o secretário de Meio Ambiente Jonel Iurk, que preside o Conselho do Litoral, explica que o Governo do Estado trabalha em diferentes frentes para estabelecer políticas para o desenvolvimento organizado que respeitem a legislação ambiental. “É uma equação delicada mas que está sendo construída com boa vontade de todas as partes”, diz.

Plano Estratégico – O Colit também vai debater os resultados preliminares do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Territorial Sustentável do Litoral do Paraná. Criado pelo governador Beto Richa, o Plano vem sendo desenvolvido por um grupo que reúne técnicos de seis secretarias: Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Planejamento, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Logística e Turismo.

O secretário-executivo do Colit, Marco Ziliotto, explica que nos últimos dois meses foram realizadas cerca de 20 reuniões para reunir dados e informações com o objetivo de consolidar diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Litoral. “Estamos executando um plano para os próximos 10 anos. Uma visão de futuro analisando aspectos sociais, econômicos e ambientais”.

Ainda de acordo com Ziliotto o documento será apresentado e discutido com as prefeituras e a população das cidade litorâneas. “ O documento será fruto de uma gestão participativa. Vamos aos municípios para ouvir sugestões e críticas para aprimorar a redação final”.

A reunião do Colit acontece a partir das 14h30 no Camboa Capela Hotel, no centro histórico de Antonina.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Richa autoriza concurso para delegados e contratação de 500 bombeiros


O governador Beto Richa autorizou mais duas medidas para reforçar a estrutura da segurança pública: a contratação de 500 bombeiros militares aprovados em concurso de 2009 e a abertura, pela Polícia Civil, de um novo concurso público para preencher 29 cargos de delegado de 4ª classe. O investimento mensal previsto com as novas contratações soma R$ 1,161 milhão. As duas medidas estão previstas no programa Paraná Seguro, lançado pelo governador em agosto e que, entre outras ações, prevê a contratação de 8 mil policiais militares e 2 mil bombeiros militares, e de 2,2 mil agentes e 400 delegados para a Polícia Civil.
“Com essas contratações, todas as comarcas do Estado passarão a contar com um delegado, para garantir qualidade às investigações criminais e melhorar o atendimento à população. Também iniciamos a recomposição do quadro de bombeiros, que está bastante defasado nos quartéis de algumas regiões”, afirmou o governador.
O delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, informou que nos próximos dias será designada a comissão do concurso e escolhida a instituição responsável por elaborar as provas. As inscrições devem ser abertas no início de 2012. Além das 29 vagas iniciais, será formado um banco de reserva pelo período de validade do concurso. “A Assembleia Legislativa está analisando um projeto de lei do Executivo que irá ampliar a carreira inicial da Polícia Civil, o que permitirá chamar 400 delegados até 2014”, disse o delegado.
O coronel Hercules William Donadello, comandante do Corpo de Bombeiros, explicou que, a partir da autorização do governador, 50 pessoas aprovadas no concurso e que já fizeram todos os exames médicos e físicos poderão iniciar o curso de formação de bombeiros já em janeiro. O restante dos aprovados participará desse processo a partir de março ou abril, em conjunto com os policiais militares aprovados no mesmo concurso e que estão sendo chamados. O curso de formação de bombeiro militar tem duração de nove meses. “Hoje temos 49 quartéis no estado e em todos eles há dificuldades com a quantidade de efetivo, que diminui ano a ano com aposentadorias e saída de profissionais que mudam de profissão. Com essas contratações teremos uma boa renovação”, disse o comandante Donadello.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

1ª Conferência Regional do Litoral sobre Transparência e Controle Social



O prazo para as inscrições para participar da 1ª Conferência Regional do Litoral sobre Transparência e Controle Social (Consocial) foi prorrogado e as inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 07.
Quem fizer a inscrição até quarta-feira poderá participar e ser eleito delegado. A conferência acontece na sexta-feira, dia 09, em Morretes.
A conferência é um evento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), a 1ª Consocial tem o objetivo de promover debates sobre transparência pública e estímulo à participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública.
As inscrições podem ser feitas nos sites das prefeituras.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Volume movimentado nos portos do Paraná já supera recorde histórico de 2007



A um mês do fim do ano, a movimentação de mercadorias pelos portos de Paranaguá e Antonina em 2011 já ultrapassou o recorde histórico de 2007. Até novembro foram movimentadas mais de 38 milhões de toneladas de mercadorias e a expectativa é que até o fim deste mês o volume chegue a 41 milhões de toneladas de produtos. Em 2007, foram movimentadas em 12 meses 38 milhões de toneladas.
“Estes resultados são fruto das mudanças administrativas determinadas pelo governador Beto Richa. Uma administração de portas abertas, com o intuito de facilitar os processos e recuperar cargas. Bater o recorde histórico do porto antes mesmo do final do ano é prova efetiva de que este novo estilo de governar está dando certo”, disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron.
Além da movimentação geral, a Appa registrou recordes na importação e exportação de produtos. Até novembro foram exportadas 6,7 milhões de toneladas de soja. O volume é 13% superior ao recorde histórico de exportações do produto, registrado em 2003. As exportações de açúcar também superaram o recorde de 2010 em 4%, atingindo em novembro pouco mais de 4 milhões de toneladas exportadas.
A importação de fertilizantes também bateu o recorde histórico de 2007. Até novembro deste ano, foram 8,5 milhões de toneladas importadas do produto. E a movimentação de veículos superou o recorde registrado no ano passado em 14%, atingindo a marca de 207 mil veículos movimentados até novembro.
ANTONINA – Entre os índices positivos registrados pela Appa em 2011, merece destaque a movimentação de mercadorias no Porto de Antonina. Até novembro, foram 1,3 milhão de toneladas movimentadas, superando o recorde de 2004 em 25%. No comparativo com 2010 – quando o terminal ficou praticamente inoperante em decorrência de problemas de mercado e de limitações impostas pelo governo anterior –, a movimentação deste ano em Antonina é 400% superior.
“Estamos recuperando a movimentação de mercadorias em Antonina, usando o Porto como suporte ao de Paranaguá e trabalhando em diversos projetos para aumentar ainda mais a produtividade dos terminais lá instalados. A cidade já está sentindo os reflexos disso com a recuperação de empregos e movimentação da economia”, afirma o superintendente.
A receita cambial gerada pelas exportações de mercadorias também já atingiu recorde histórico. Até novembro, foram quase US$ 16 bilhões, valor 14% superior ao recorde de receita registrada em 2008 pela Appa.
Seguindo a tendência dos números, a expectativa é que a movimentação de 2011 supere os melhores números já atingidos em toda a história dos portos paranaenses.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sistema operacional do Porto de Paranaguá serve de modelo para o Porto do Pecém (CE)



Técnicos do porto do Pecém, no Ceará, estiveram nesta terça-feira (29) no Porto de Paranaguá. Três diretores do terminal vieram conhecer de perto o sistema de produtividade mínima adotado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), bem como o sistema de cobranças tarifárias.

Com apenas nove anos de atividade, o Porto do Pecém possui pouca experiência no estabelecimento de normas operacionais, o que fez com que um grupo de diretores visitasse Paranaguá para conhecer melhor o sistema operacional adotado.

Eles foram recebidos pelo superintendente Airton Vidal Maron. “Consideramos sempre muito importante esta troca de experiências com outros portos. Para nós é uma honra poder dividir nossa experiência e ajudar no que pudermos. Por outro lado, sempre podemos também aprender nesta troca de informações. Eles estão instalando um sistema de monitoramento e segurança bastante semelhante ao que estamos implantando em Paranaguá. Podemos aprender também com a experiência deles”, disse Maron.

Além de informações técnicas operacionais, os diretores do porto do Pecém também vieram buscar informações sobre os sistemas de arrendamentos e contratos, nos quais Paranaguá possui mais experiência.

O Porto do Pecém é o maior exportador de frutas do Brasil. De acordo com o diretor de desenvolvimento comercial do Porto, Francisco Gomes Oliveira, 43% das frutas brasileiras são exportadas pelo terminal cearense e o principal destino é a Europa.

Considerando o total de cargas movimentadas por Pecém, os contêineres dominam a operação, com 50% do volume total. Além disso, são movimentados minérios, produtos siderúrgicos e gás natural.

Em 2011, o Porto do Pecém deve fechar o ano com a movimentação de 3,8 milhões de toneladas de mercadorias. Os portos de Paranaguá e Antonina, até hoje, já movimentaram 37 milhões de toneladas de mercadorias, devendo ultrapassar o volume registrado em 2010, que foi de 38 milhões de toneladas.