quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nesse final de semana shows nacionais prometem agitar Paranaguá



Paranaguá recebe no dia 3 de março os shows nacionais da Musa do Sertanejo Universitário e Anderson Nogueira, ex-baterista/vocal do Tradição.
Os artistas estarão na Diesel Club e os ingressos já estão a venda.
A Musa do Sertanejo Universitário Janaynna está com um repertório recheado de sucessos como o FAZER IGUAL AO GATO, PERFUME, A CARNE É FRACA e entre outros.
Já Anderson Nogueira, com sua voz arrepiante e as batidas inconfundíveis de suas vaneiras, promete fazer o chão tremer com o APAIXONADO POR VOCÊ, TSUNAMI DA PAIXÃO, VOCÊ SÓ DIZ NÃO E OS NOVOS SUCESSOS - FAZ ELA VOLTAR PRA MIM E LOKA LOKA.

Quem é a musa Janaynna?
Sua história não é diferente de grandes nomes da música sertaneja. Aos 09 anos de idade Janaynna despertou o interesse pela música, contando com um apoio mais que especial, seu pai.

Aos 14 anos de idade Janaynna se apresentava em bares e boates da cidade, mostrando que a música corria em suas veias. Com as casas cheias Janaynna sentiu a necessidade de profissionalizar o seu trabalho. Assim nasceu o CD intitulado 'Hora do Rodeio', conquistando suas primeiras apresentações em festas de agropecuária e rodeios da região.
Inovando o mercado da música sertaneja Janaynna já está nas rádios de todo país com a música 'Sacanagem tua' de autoria de Marco Aurélio, e ainda traz a música'Que papo é esse?' de autoria de Carlos Dias e Dan.

Gostou?
Então reúna seus amigos, pois camarotes limitados. Ingressos antecipados por R$ 15.00.
Informações: (41) 9633-5523

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Paraná mantém crescimento na geração de empregos


O Paraná é o quarto estado brasileiro que mais criou empregos em janeiro. Foram 14.463 contratações – 9.006 no interior e 5.647 na Região Metropolitana de Curitiba. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Os dados também indicam que a taxa de crescimento do Paraná em relação ao estoque de mão de obra foi de 0,59%, maior que a média do País (0,31%). No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo de empregos gerados atingiu 121.988, o melhor desempenho da região Sul. No acumulado dos últimos 12 meses, 1.567.477 pessoas foram contratadas com carteira assinada no Estado e 1.445.489 foram demitidas.
De acordo com o secretário de do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, agora são 2.515.596 paranaenses trabalhando com carteira assinada. “Temos mais de 13 mil ofertas de trabalho apenas no Sistema Público de Emprego. A meta do governo é promover o encontro entre trabalhador e empregador, o que aumenta ainda mais o número de contratações e mantém a economia paranaense aquecida”, diz.
SETORES – O setor de serviços registrou o maior número de contratações: 7.811, com destaque para o comércio e administração de imóveis, que abriu 3.630 vagas. Alojamento e alimentação geraram 3.201 empregos, transporte e comunicação, 628, e medicina e odontologia, 461.
A indústria de transformação foi o segundo setor que mais gerou empregos, 3.941. Na área têxtil e de vestuário foram abertos 1.400 postos de trabalho. O setor de mecânica foi responsável por 902 vagas e o de química, por 698. Em seguida, aparecem madeira e mobiliário (690), couro e borracha (527) e metalurgia (413).
Outro destaque foi a construção civil, que a cada mês apresenta novo crescimento. Em janeiro, foram 3.819 novos empregos gerados. O comércio apresentou saldo negativo de 680 empregos. Outros dois setores também tiveram decréscimo em janeiro: agropecuária (-202) e administração pública (-78). A utilidade pública contratou 20 pessoas e a extrativa mineral abriu 22 vagas.
BRASIL – De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego o País teve um saldo líquido de 118.895 empregos. O volume é 21,83% abaixo do resultado de janeiro do ano passado. No Paraná, o saldo negativo foi de 301 empregos em relação ao mesmo mês de 2011.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fake falso da Cida... ajude-nos a DENUNCIAR!


AMIGOS... CUIDADO... foi criado um perfil falso utilizando o nome de Cida
Atenção é falso!!!
Informo a todos os amigos que foi criado um PERFIL FALSO DE CIDA ..... não é ela... favor não adicionarem e DENUNCIAREM COMO SPAM NO FACE.
Agradeço o apoio dos amigos que estão compartilhando a mensagem.

PERFIL FALSOOOOOOOO - DENUNCIEM!!!!

Obrigado
Xiquinho

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Governo lança em março o programa Família Paranaense



A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social está na fase final de preparação para o lançamento do programa Família Paranaense, que vai articular políticas sociais para melhorar as condições de vida de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. De acordo com a secretária Fernanda Richa, o programa será lançado em março pelo governador Beto Richa.

Esta semana aconteceu a última reunião entre representantes de várias secretarias estaduais e a unidade gestora do programa, que será uma ação intersetorial do governo. Na primeira fase, o programa prevê a inclusão de 5 mil famílias. A meta do governo é atender 100 mil famílias até 2014.

Os participantes da reunião analisaram os dados e cruzaram as informações que subsidiarão as estratégias de ação do Família Paranaense. A unidade gestora também atua como articuladora das políticas sociais.

Participam da ação as áreas de assistência social, educação, saúde, habitação, segurança, agricultura e abastecimento, trabalho e qualificação profissional, responsáveis pela seleção dos municípios e intervenção nas famílias que farão parte desta primeira fase do programa.

“A articulação das políticas sociais será o ponto fundamental para o êxito do programa. O papel da unidade gestora foi auxiliar no processo de construção do programa e, na próxima fase, será o de acompanhar a execução e o seu monitoramento”, disse a coordenadora do programa, Letícia Reis.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Maior navio a aportar em Paranaguá atraca em segurança


Uma ação especial de segurança da Capitania dos Portos do Paraná permitiu que o navio Cosco Vietnam atracasse no Porto de Paranaguá na manhã desta terça-feira (21). Maior navio a aportar em Paranaguá, o Cosco Vietnam é um portacontêineres com 334 metros de comprimento, 42,8 metros de largura e exige calado máximo de 14,5 metros.

O capitão dos portos, capitão-de-Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, acompanhou pessoalmente a atracação, a bordo do Cosco Vietnam. Ele conta que foram tomadas medidas para garantir a entrada, em segurança, do navio no porto. Foram dois práticos, dois rebocadores de prontidão e outros três auxiliando na atracação. “Em nenhum momento colocamos a segurança da navegação em Paranaguá em risco e a operação foi um sucesso. A atracação do Cosco Vietnam é um marco na história do Porto de Paranaguá e o coloca, perante os armadores do mundo todo, como um porto de primeira linha”, afirmou Rabello.

Antes deste, o maior navio a atracar no Porto de Paranaguá foi o Maipo, em fevereiro do ano passado. Navio de bandeira brasileira, ele tinha 306 metros de comprimento. Tratava-se também de um portacontrêineres, com capacidade para 6500 TEUs. Já o Cosco Vietnam tem capacidade para oito mil contêineres e em Paranaguá realizou 800 movimentos.

De acordo com Rabello, o navio segue a tendência dos novos portacontêineres, que devem aumentar cada vez mais de tamanho, para ter maior capacidade e, ao mesmo tempo, exigir menor calado. Antes de Paranaguá, o Cosco Vietnam – que tem bandeira chinesa – passou pelos portos do Rio Grande (RS) e de Itapoá (SC). Depois da escala no terminal paranaense, o navio segue para Santos e de lá, para Cingapura.
fonte ANotícias

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Feriadão prolongado


Domingo de Carnaval... sol e calor são sinônimos do litoral movimentado com os foliões que vieram se divertir e os que vieram descansar,
Desejo a todos um ótimo feriado e que curtam o carnaval com muita alegria e diversão.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Polícia civil vai fazer operação especial no litoral durante o feriado



A Polícia Civil do Paraná vai realizar uma operação especial no litoral do estado durante o Carnaval. Cinquenta profissionais dos grupos de elite da corporação vão estar à paisana infiltrados em aglomerações para coibir o uso de drogas, furtos e outras atividades ilícitas. A ação recebeu o nome de Operação Camaleão e vai se concentrar nos locais que recebem mais visitantes neste feriado como Guaratuba, Matinhos e Antonina. De acordo com o coordenador da Polícia Civil na Operação Verão, delegado Luiz Carlos de Oliveira, o objetivo é reprimir crimes contra a vida e contra o patrimônio.
Segundo o delegado, a perturbação do sossego e a embriaguez ao volante são as infrações mais comuns no litoral do estado durante esta época do ano.

Jorge Ben Jor coloca o público para dançar em Paranaguá



Em uma noite de céu estrelado e muito calor, nesta quinta-feira (16), o cantor e compositor Jorge Ben Jor levou milhares de pessoas para dançar na Praça de Eventos 29 de Julho, em Paranaguá, no último show do pré-carnaval da cidade, o Carnaguá.

Com seu balanço inconfundível, de calça branca, camiseta azul marinho e os inseparáveis óculos escuros, Jorge Ben Jor e sua banda subiram ao palco às 22h44, abrindo o show com a música A Banda do Zé Pretinho, seguida de Santa Clara Clareou e um pot-pourri com Zazueira, A Minha Menina e Que Maravilha.

Apesar dos sucessos, o show começou um com uma plateia ainda tímida ao som de seu samba-rock-maracatu-funk. Mas lá pela 16ª música, quando o cantor puxou o coro com País Tropical, o público caiu no sambalanço.

Prestes a completar 70 anos (em 22 de março), Jorge Ben Jor fez apenas um intervalo, de cinco minutos, depois de homenagear Tim Maia cantando Do Leme ao Pontal e WBrasil (a última uma composição sua dos anos 90 que virou um megasucesso), seguidas de Jorge da Capadócia.

Voltou ao palco com o hit Gostosas, acompanhado de 16 meninas que estavam na plateia, entre elas as musas do Carnaval de Paranaguá, Laís Vieira, Janaina Pereira Lima e Joani Santana, rainha, 1ª e 2ª princesas, respectivamente. O carioca ainda elogiou o desempenho das meninas no palco. “Esse trio está demais”, brincou.

Ainda no maior pique, emendou os sucessos do seu primeiro disco, o Samba Esquema Novo, de 1963: Mas que nada, Por causa de você, menina, Chove chuva e Balança pema, sucessos que o público acompanhou em coro.

Também cantou a música recém lançada do cantor Fiuk, na qual fez uma participação especial, a Quero toda noite, e em seguida fechou com chave de ouro sua participação no pré-Carnaguá, com Ponta de Lança Africano (Umbabarauma) e Filho Maravilha, após mais de duas horas de muito sambalanço.
fonte RPC

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Porto se prepara para duplicar movimentação de cargas até 2030



Os projetos de expansão dos portos de Paranaguá e Antonina executados pela atual administração serão suficientes para atender a movimentação de cargas projetada para os próximos 30 anos, e estão de acordo com a expectativa da Secretaria de Portos do governo federal. O plano soma investimentos de R$ 3 bilhões, que serão destinados à ampliação do Corredor de Exportação e aumento do número de berços de atracação em Paranaguá de 20 para 32, entre outras melhorias.

Os resultados dos estudos realizados no Porto de Paranaguá foram apresentados em Brasília, por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária. Contratada pela Secretaria de Portos, a UFSC prepara o planejamento dos terminais para os próximos 20 anos.

Segundo a análise, até 2030 os portos de Paranaguá e Antonina deverão movimentar 80 milhões de toneladas, duplicando a movimentação atual. O estudo apontou necessidade de investimento na ampliação da infraestrutura para o atendimento da demanda futura de cargas.

Técnicos da Appa e os pesquisadores da UFSC projetaram, na modelagem matemática, os projetos de expansão previstos pela Appa e verificaram que todos eles atendem à demanda de cargas do porto para os próximos 30 anos. Estudos e projetos para os portos paranaenses começaram a ser feitos logo que a atual administração assumiu, conforme previa o plano do governo Beto Richa.

A partir desses estudos, a Appa chegou ao plano de ampliação e modernização do Corredor de Exportação, aumento no número de berços dedicados à carga geral e fertilizantes, dois novos berços de contêineres, além da ampliação da capacidade do cais de inflamáveis, do pátio de veículos e da retroárea de contêineres.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Governador libera R$ 39,8 milhões para construção e reforma de escolas


O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (14), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, ordens de serviço para a construção, reparos e ampliações em 16 escolas do Estado. O investimento é de R$ 39,8 milhões e vai beneficiar mais de 17 mil alunos da rede estadual de ensino de todas as regiões do Estado. “Este ato reforça o nosso propósito de investir na melhoria da qualidade do ensino no Paraná. A educação é prioridade absoluta do nosso governo”, disse Richa.

O governador lembrou que em 2011 foram realizadas obras em 500 escolas. Foram investidos cerca de R$ 130 milhões em reformas e construções. Ele também destacou o reforço do ensino profissionalizante na rede estadual. “Quando a educação vai bem se abrem oportunidades e é possível ter uma vida mais digna”, disse Richa.

Com os recursos liberados, serão construídas oito escolas, das quais três são Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e as demais de ensino médio e fundamental. Também haverá a ampliação de três de escolas, obras de reparos em outras três e a conclusão do Colégio Estadual São José, em São José da Palmeira, que estava parada há anos.

O vice-governador e secretário de educação, Flávio Arns, destacou outras medidas já implantadas pelo Governo do Estado na área da educação. “Já contratamos mais de 17 mil profissionais da educação, ampliamos a verba para o transporte e para a merenda escolar, que hoje chega a R$ 100 milhões”, disse.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Governo do PR vai distribuir preservativos durante o Carnaval



Seiscentos mil preservativos devem ser distribuídos durante os cinco dias de carnaval nos sete municípios do litoral paranaense. O objetivo da secretaria da saúde é prevenir a Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Segundo uma das participantes do Programa DST/Aids, Sueli Ferreira, a entrega é feita por agentes de saúde em locais de maior concentração de pessoas e também nos postos de saúde. A distribuição das camisinhas já começou nesse final de semana na abertura do carnaval em Paranaguá. Também devem ser entregues trezentos mil folders informativos. A distribuição começa já na descida da serra, segundo a coordenadora estadual de prevenção a DST/AIDS, Elisete Ribeiro. Em 2011 havia mais de 25 mil casos de AIDS notificados no Paraná. Após o carnaval, a distribuição continua nas unidades de Saúde.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bombeiros vão trabalhar em horário ampliado durante Carnaval no Litoral



Cerca de 650 bombeiros vão trabalhar em escala ampliada para atender os veranistas nos quatro dias de Carnaval no litoral paranaense e para garantir a tranquilidade dos foliões. Em praias onde haverá os bailes carnavalescos, os postos dos guarda-vidas irão abrir às 6 horas, e nas outras, às 8 horas. Em todas, o fechamento será às 20h.

A estratégia de atendimento foi definida nesta sexta-feira (10), durante reunião, em Matinhos, com quatro comandantes de subáreas do Corpo de Bombeiros. “Vamos colocar os guarda-vidas mais cedo na praia para cuidar dos veranistas que vão tomar banho de praia depois das festas”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, tenente-coronel Edemilson de Barros.

Durante a reunião foram definidas ações para intensificar as vistorias em locais onde deve haver maior concentração de foliões. “Estamos vistoriando palcos, alambrados, saídas de emergências, iluminação e toda a estrutura onde haverá maior concentração de pessoas. Todas as medidas foram adotadas para tornar o carnaval tranquilo e seguro”, lembrou Barros.

Os cerca de 650 bombeiros estarão distribuídos entre guarda-vidas, socorristas, grupamento de combate a incêndios e pilotos de embarcações. O efetivo também vai contar com seis quadriciclos, para trabalhos na faixa de areia, e 12 embarcações que circularão nas praias em apoio aos guarda-vidas dos 101 postos ao longo da orla paranaense. “Todo o efetivo está mobilizado para atender a população que vai participar dos quatro dias de festas”.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Navio de passageiros chega a Paranaguá


Pela quarta vez consecutiva o navio de bandeira alemã Aida Cara tem como destino Paranaguá. A embarcação vai atracar no porto local hoje (11), por volta das 6h, e a partir das 8h está previsto o desembarque dos passageiros. São cerca de 1.350 pessoas, de várias nacionalidades, principalmente europeus e americanos.

Assim que pisarem em solo parnanguara os passageiros do navio cruzeiro serão recebidos por guias turísticos locais bilíngues, que vão dar orientações sobre os pontos de visitação de Paranaguá. Em seguida, eles poderão embarcar nos ônibus que farão o trajeto gratuitamente até a Praça de Eventos 29 de Julho, onde haverá estrutura para recepção.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Paraná será referência no controle de acidentes com águas-vivas


s formas de monitoramento a ataques de águas vivas feitas no Paraná podem servir de modelo para outros estados. A afirmação é do coordenador do Programa Nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, que se reuniu ontem com agentes de saúde em Matinhos, litoral do estado. Guilherme Carneiro Réquizíguel afirma que o surto de casos registrados no Paraná é inédito, e pode servir de base para a elaboração de materiais informativos que orientem sobre o assunto.
Desde o dia 16 de dezembro foram mais de dezessete mil e seiscentos ataques, contra quinhentos da temporada passada. Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná concentram o maior número de casos. A secretaria de saúde do Paraná deve distribuir panfletos com orientações sobre os ataques no litoral na época de carnaval.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fiscalização encontra no Litoral 23 hectares com desmatamento ilegal



Uma ação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Polícia Ambiental (BPAmb) encontrou 23 hectares de vegetação nativa desmatada em Antonina e Guaraqueçaba, no Litoral. Também foram identificados, pelos policiais militares e fiscais do instituto, dois hectares de área queimada e construções irregulares.

Os locais onde foram encontrados os danos ambientais são encostas de morros, áreas consideradas de preservação permanente (APP). Para desmatá-las é necessário licenciamento ou autorização ambiental do IAP. Na maioria das vezes as áreas são abertas para o plantio de mandioca e vendidas a fazendeiros para plantio de pupunha e palmeira real, espécies consideradas exóticas.

O fiscal do IAP Sebastião Garcia de Carvalho contou que os locais eram de difícil acesso e as equipes tiveram ajuda da população. Durante o trajeto, os fiscais orientaram 131 moradores sobre a importância da preservação ambiental e a necessidade de solicitar ao IAP a autorização ou licenciamento ambiental, dependendo da atividade a ser desenvolvida.

EDUCAÇÃO – Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a ação de educação e orientação ambiental é tão necessária quanto a de fiscalização. “Mais importante que a fiscalização é a orientação à população da importância de cada bioma. A multa que o fiscal faz e pode ser paga, mas não necessariamente o dano feito ao meio ambiente será recuperado”, explica o presidente.

A fiscalização foi feita na semana passada, em 30 propriedades. Os proprietários das áreas com irregularidades que não foram encontrados receberam notificações para prestar esclarecimentos ao IAP. Também foram lavrados seis autos de infração ambiental, somando mais de R$ 66 mil em multas. “Existem algumas propriedades em que nós não conseguimos encontrar ninguém, por isso ainda vamos retornar para entregar a notificação ou a autuação por desmate sem autorização”, comenta Sebastião.

PRESERVAÇÃO - Pela primeira vez em ações de fiscalização, os funcionários do IAP também visitaram áreas particulares que investem na preservação. Esses locais recebem o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que podem ser municipais, estaduais e federais, de acordo com o cadastro feito pelo proprietário da área. Foram visitadas cinco RPPNS que preservam cerca de 13 mil hectares de mata nativa.

Para um dos coordenadores do IAP na Operação Verão e coordenador de RPPNS no IAP, Marcos Antonio Pinto, o objetivo das visitas é acompanhar a preservação em cada propriedade, auxiliando os proprietários no processo de manutenção e fiscalização de suas áreas. “Durante muitos anos essa área importante de preservação ficou esquecida pelo IAP e nós precisamos recuperar o tempo perdido, apoiando e auxiliando os proprietários particulares, que preservam suas áreas de maneira voluntária. Temos que estabelecer uma parceria, séria, objetiva e participativa, a quem realmente está preservando nossos ecossistemas em seu estado natural”.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Paraná Turismo promove campanha contra a exploração sexual


Mais de 300 mil peças contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, como frisbees, panfletos, jogos americanos, avisos para maçanetas de quartos, serão distribuídas no Litoral até o fim da temporada. A ação é da Paraná Turismo, vinculada à Secretaria Estadual do Turismo, em parceria com a Assessoria de Relações com a Comunidade da Polícia Civil e a ONG Ciranda.

De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Marcos Venício Meyer, muitos estabelecimentos, como hotéis, bares e pousadas, são usados no agenciamento de crianças e adolescentes para exploração sexual. “O turismo tem que atuar preventivamente, sensibilizando e conscientizando os donos de estabelecimentos para que denunciem a violação dos direitos da criança e do adolescente”.

Meyer explica que a ação vai fortalecer e ampliar a rede de proteção das crianças e adolescentes, integrada pelos setores público e privado e pelo terceiro setor. “É necessário que todo cidadão se sinta responsável e denuncie qualquer violência contra as crianças”, completou o presidente da Paraná Turismo.

A campanha começou em 19 de janeiro, em Pontal do Paraná. Cerca de 17 hotéis e 60 restaurantes aderiram ao projeto. Morretes, Antonina e Ilha do Mel também já participam da ação. Até o final da temporada, os materiais também serão distribuídos em Paranaguá, Matinhos e Guaratuba. As denúncias podem ser feitas pelo disque-denúncia 100, nível nacional, e 181, estadual. A ligação é gratuita e anônima.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pescadores e comerciantes recebem curso sobre manipulação de pescados



A Secretaria da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, promove, a partir até quarta-feira (8), o curso “Boas Práticas na Manipulação do Pescado” direcionado a pescadores e comerciantes do Mercado Municipal de Pescados de Matinhos, no Litoral.

O curso aborda os critérios técnicos aplicados pela Vigilância Sanitária estadual durante as fiscalizações dos pontos de venda de pescados, como condições de infraestrutura, higiene, acondicionamento, manipulação e aparência dos alimentos. As aulas vão das 19h às 21h, na Colônia de Pescadores Z-4. Os interessados podem se inscrever na hora.

As aulas fazem parte das ações da Secretaria da Saúde para garantir a qualidade dos produtos vendidos no litoral paranaense. Nas próximas semanas a capacitação também ocorrerá em Guaratuba e Paranaguá.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mais de 8 mil usuários acessam rede sem fio da Copel no Litoral



A internet sem fio da Copel alcançou a marca de 8,4 mil usuários cadastrados no Litoral, depois de um mês em funcionamento. Com banda larga grátis, a rede – que permanecerá disponível nos balneários mais concorridos de Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Praia de Leste até o fim do carnaval – tem agradado aos moradores e veranistas.

Para os veranistas, o acesso sem fio à internet na praia permite que se mantenham conectados com o mundo. É o que pensa a estudante Juliana Fiorin, de Curitiba, que soube do serviço de banda larga da Copel por um amigo. “É bom estar aqui em frente ao mar e continuar conectado”, diz ela, que aproveita os dias de férias na praia de Caiobá. “Uso a internet em meu notebook para acessar as redes sociais e o correio eletrônico.”

COMÉRCIO – Os comerciantes também se beneficiam da rede de alta velocidade da Copel. Cristiane Schiochet mora em Curitiba e, durante a temporada, mantém um bar no litoral. Ela ficou sabendo da rede sem fio da Copel pelo pai, que assistiu na TV a uma reportagem sobre o serviço.

“Foi bem tranquilo fazer o cadastro e o serviço está melhor do que o modem móvel que eu tenho. Dá para acessar vídeos rapidamente”, elogia. A rede da Copel também garante um serviço adicional para os clientes do bar. “Nossos clientes vêm com seus notebooks e podem navegar de graça”, diz o noivo de Cristiane, Márcio Santos.

Dono de um quiosque à beira-mar, na Praia Mansa, Genésio Bispo da Silva diz que os modems instalados nos postes pela Copel trouxeram os veranistas para perto da praia mesmo quando o sol já está se pondo. “A internet pegou. Foi uma ideia muito boa. Muita gente que tinha internet móvel não conseguia sinal. Com a rede da Copel, o sinal sempre está disponível”, conta.

ACESSO – A área coberta pelo serviço sem fio da Copel restringe-se à faixa de praia e suas proximidades. “Embora o alcance médio do sinal de rádio emitido pelas estações seja de 200 metros, é conveniente lembrar que obstáculos físicos como edifícios altos e elevações do terreno podem interferir na qualidade de recepção, exatamente como acontece com os telefones celulares”, ressalva o superintendente de Telecomunicações da empresa, Antônio Carlos Wulf de Melo

O acesso é bem simples: o veranista pode conectar seu laptop, celular, tablet ou outro aparelho que consiga captar sinais de rede wi-fi à rede mundial de computadores caso esteja na área de alcance dos equipamentos de conexão. Isso ele saberá quando, ao procurar pelas redes sem fio disponíveis, encontrar entre as opções de acesso a rede “Copel Telecom”.

Ao se conectar a ela pela primeira vez, o usuário será redirecionado a um pré-cadastro que solicitará informações como nome, número de celular, endereço de e-mail e número do CPF. Depois de enviar essas informações, o interessado receberá, por e-mail e mensagem de celular, um login e uma senha que serão usados a cada nova conexão. “O objetivo desse cadastro é contribuir para manter a segurança da rede e de seus usuários”, explica o superintendente.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

AGNALDO RAYOL - Ave Maria de Gounod (1980)



Amigos... recebi essa música e quero compartilhar com vocês.
Linda, profunda, uma letra que já conhecemos.... mas a forma que é interpretada por Agnaldo Rayol é de elevação de nossa alma.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Embriaguez ao volante cai 30% no litoral do PR


Este é o balanço divulgado nesta sexta-feira pela Polícia Rodoviária Estadual. Desde o início da Operação Verão foram realizados 3045 testes do bafômetro. 65% mais que no mesmo período do ano passado. A PRE afirma que realizou fiscalização diária nos postos localizados nos acessos aos Balneários Paranaenses.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

70% dos imóveis no litoral do Paraná já estão ocupados para o carnaval


Quem quer passar o carnaval nas praias do Paraná deve se apressar. Restam poucos imóveis para alugar durante os dias de folia. Segundo o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do litoral, ainda restam 30% de apartamentos e casas disponíveis para alugar.
O Delegado Regional do Creci, Valdemar Marques, conta que os turistas costumam escolher imóveis mais próximos à praia. Em geral, os imóveis mais procurados na região de Matinhos são apartamentos e, em Guaratuba a busca é maior por casas.
Em Guaratuba, os imóveis já estão acabando. As imobiliárias têm cerca de 10% das casas e apartamentos ainda disponíveis para aluguel, é o que afirma o corretor de imóveis, Marcos Silva. Mas para os veranistas que já alugaram casas o importante agora é curtir o feriadão.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lixo da Ilha do Mel passa a ser recolhido por carros elétricos



O Governo do Estado, por meio do Instituto AguasParaná, colocou em operação carros elétricos para fazer o transporte de lixo na Ilha do Mel durante a Operação Verão. São dois veículos – um em Nova Brasília e outro em Encantadas – que agilizam a coleta das 12 toneladas de resíduos produzidos diariamente na ilha. Ecologicamente corretos, os carros são silenciosos e movidos a bateria.

Os veículos elétricos são operados por motoristas habilitados e transportam até 600 quilos de lixo por vez. Antes de sua utilização, a coleta e transporte dos resíduos eram realizados com carrinhos movidos por tração humana. Os cerca de 60 trabalhadores que faziam esse trabalho agora são ocupados na separação de material reciclável.

“Estes novos equipamentos agilizam a coleta e o transporte de lixo das casas, pousadas e restaurantes de acordo com os princípios de preservação ambiental. Não são poluentes, não geram emissão gasosa, não fazem barulho e não ocasionam danos nas trilhas e na areia”, afirma o diretor executivo do AguasParaná, Ewerton Luiz da Costa Souza.

Os veículos serão utilizados até o final da Operação Verão, no dia 26 de fevereiro. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão gestor da Ilha do Mel, estuda a possibilidade de tornar o serviço permanente.

APROVAÇÃO – A turista Joseline Delega, que desde o início desta semana passa férias na ilha, aprovou a iniciativa. “A gente não fica mais vendo o lixo nas praias. Agora a coleta é mais rápida e organizada”, diz a moradora de Ponta Grossa.

“Antes a coleta demorava mais, o lixo ficava depositado na frente das casas. Agora é mais rápido e não fica mau cheiro. Isso é bom porque mantém a ilha limpa”, afirma Cecília Rodrigues, dona de uma pousada há 14 anos.

Para a comerciante Márcia Célia Bueno, o novo serviço também facilita o trabalho dos coletores. “Não é fácil carregar o carrinho na areia pesada embaixo do sol quente”, diz.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Surto de águas-vivas é fenômeno natural, dizem especialistas


O surto de águas-vivas no litoral do Paraná é um fenômeno natural. Fatores como os ventos e as correntezas contribuíram para a concentração das águas-vivas entre as regiões de Guaratuba e Paranaguá. Essa é a conclusão de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, da Universidade de São Paulo, do Instituto Ambiental do Paraná e da secretaria da saúde, que investigaram durante dias o aumento dos casos de acidentes com banhistas nas praias do Paraná. O secretário estadual do meio ambiente, Jonel Iurk, diz que esse fenômeno sempre existiu no litoral.
Agora, vai ser criado um grupo de monitoramento permanente para que sejam sinalizados com maior precisão os locais onde as ocorrências são mais comuns. Desde o início da operação verão, no dia 16 de dezembro, cerca de treze mil e trezentas pessoas foram queimadas por águas-vivas no litoral do estado.