quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Porto de Paranaguá apresenta projeto de terminal de passageiros


O anteprojeto de um terminal de passageiros no Porto de Paranaguá é uma das últimas heranças do atual governo, para o sucessor, Beto Richa (PSDB).

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e a Secretaria Especial para Assuntos da Copa, apresentaram plantas e algumas sugestões para operação do terminal que teria um berço compartilhado com cargas. Na baixa temporada, o berço seria usado para navios de transporte de veículos.

Pelo anteprojeto, a instalação para recepção dos turistas deve contar com estacionamento para ônibus, carros e motos, sala de embarque e desembarque, restaurante, mirante, lojas, ambulatório e espaços reservados para Alfândega, Polícia Federal e Receita Federal. O projeto básico prevê um prédio moderno de três andares, com capacidade para abrigar até 2 mil pessoas.

O projeto básico prevê a construção de um berço de atracação múltipla, capaz de receber os navios de turismo e navios do tipo PCC (Pure Car Carrier), que transportam carros pelo sistema de rolamento. A ampliação será feita em um ângulo de 45° a leste do cais hoje existente, em seguida ao terceiro berço do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que será construído e concluído em 2011.

A implantação faz parte da relação de obras de infraestrutura para expansão do Porto de Paranaguá em curto prazo, já entregue para inclusão no PAC 2, do Governo Federal. O valor total é estimado em R$ 60 milhões e o prazo para início das construções depende de licenciamento ambiental emitido pelo Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário