quinta-feira, 26 de maio de 2011

Encontro nacional debate iniciativas para conservação da Mata Atlântica


Ambientalistas e outros profissionais da área de 17 estados que possuem remanescentes de Floresta Atlântica estão reunidos em Curitiba para debater formas de preservação e recuperação do bioma. Eles participam da Semana Nacional da Mata Atlântica, que acontece no Canal da Música até sexta (27).

Durante a cerimônia de abertura, representantes da Rede Nacional de ONGs da Mata Atlântica pediram um minuto de silêncio em protesto contra a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que altera o Código Florestal brasileiro.

No Brasil, as áreas remanescentes de Floresta Atlântica bem conservadas representam apenas 7% da cobertura original e 27% estão em diferentes estágios de conservação. No Paraná, a Floresta Atlântica representa 14% do território.

“Para o Paraná, este evento é uma oportunidade de reassumirmos nossos compromissos em defesa da conservação da biodiversidade. Hoje, falar em Mata Atlântica representa um desafio e um contraponto contra aqueles que buscam o desenvolvimento a qualquer custo”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Jonel Iurk.

INICIATIVAS – Segundo ele, iniciativas inovadoras de conservação surgiram no Paraná. Citou como exemplo o ICMS Ecológico e os Corredores de Biodiversidade.

“Agora, a Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias estão preparando mais um programa inovador. É uma iniciativa que permitirá projetos coordenados de conservação da biodiversidade, aliando ações de adaptação, mitigação e reparação dos efeitos das mudanças climáticas”, antecipou o secretário, enumerando programas que deverão ser finalizados no próximo mês para somar esforços com as ações em curso no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário