quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo implanta sistema que dá mais agilidade e economia às compras do Estado


O Governo do Paraná está ampliando e acelerando a implantação do sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS), que dá mais agilidade, segurança e economia às compras feitas pelo poder público estadual. O sistema organiza e gerencia todas as fases da compra de materiais ou da contratação de serviços – desde o momento em que alguma área do governo constata a necessidade de aquisição de materiais e/ou prestação de serviços, até o momento final do pagamento, passando por todas as etapas previstas em lei para a operação.

“É um sistema com qualidade de informação, que atende à diretriz do governador Beto Richa para modernizar a administração pública”, afirma o secretário da Administração, Luiz Eduardo Sebastiani. “O GMS prioriza a eficiência na gestão, a transparência e a qualidade nas compras e contratações, a competitividade entre os fornecedores. Isso resulta em economia de recursos públicos, que revertem em mais obras e serviços para o cidadão paranaense.”

O GMS foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e é operado pelo Departamento Estadual de Administração de Compras (DEAM) da Secretaria da Administração, que é responsável pela maior parte das compras e contratações de serviços utilizados pelos órgãos públicos estaduais.

O sistema está sendo implantado gradativamente, em módulos: cadastro de fornecedores (único para o Estado do Paraná), catalogação de materiais e serviços e gestão de almoxarifado. O plano de expansão e descentralização prevê a implantação em todas as áreas da administração estadual ao longo dos próximos meses, até meados de 2012. Ele vai contemplar o planejamento das aquisições, os procedimentos legais de compras (licitações), organizar os pedidos, gerir o almoxarifado de cada órgão da administração estadual e acompanhar os contratos e convênios.

A catalogação dos itens é um momento-chave do processo. O sistema permite o aperfeiçoamento permanente, com a catalogação de novos itens para suprimento de materiais e serviços. A Secretaria de Administração já catalogou 3,2 mil itens de uso comum de todas as secretarias, principalmente os materiais de expediente. A partir de agora, as outras áreas do governo podem acrescentar os suprimentos específicos que costumam usar. A lista poderá chegar a 25 mil itens.

ECONOMIA – Descrever minuciosamente as características essenciais de cada item é o segredo da eficiência do GMS. Dessa forma, o governo estadual consegue comprar bons produtos e eliminar o risco de qualquer tentativa de direcionamento das licitações e o favorecimento a qualquer fornecedor.

Apesar de minuciosa, a descrição de cada produto exclui qualquer característica que favoreça determinada marca ou fabricante. Uniformizar o catálogo de itens é importante para que todas as áreas consigam evitar “o barato que sai caro”, eliminando perdas nas compras.

TRANSPARÊNCIA – Além do catálogo de produtos, o GMS também faz a gestão do Cadastro Único de Fornecedores, composto por 5,2 mil empresas e profissionais que podem participar das licitações de todos os órgãos estaduais. O nome, o CNPJ e a situação cadastral de todos os fornecedores têm consulta livre no portal do Governo do Paraná, na página na SEAP.

A meta da Secretaria da Administração é ampliar o número de fornecedores em potencial para aumentar a competitividade entre os licitantes, e garantir sempre os melhores produtos com os melhores preços para o governo paranaense.

Profissionais e empresas de qualquer porte podem fazer o cadastro pela internet, no Portal de Compras do Estado do Paraná (www.comprasparana.pr.gov.br). Para ser fornecedora do governo estadual, a empresa precisa ser regularmente constituída, e estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias junto ao governo federal, governos estaduais e prefeituras

fonte AEN

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