sexta-feira, 11 de novembro de 2011
UFPR promoverá Arte Móvel no litoral paranaense
O edital de melhoria da qualidade social da Graduação da Prograd provocou um movimento novo na UFPR: foi o estímulo que as coordenações precisavam para propor projetos diversificados, de integração entre universidade e comunidade. Um bom exemplo é o projeto "Arte Móvel: Investigação Artística e Ação Comunitária", proposto pela coordenação do curso de Licenciatura em Artes, do Setor Litoral. A intenção é criar um espaço itinerante de investigação artística, que servirá tanto aos estudantes do curso de Licenciatura quanto à comunidade local.
Segundo a proponente do projeto, Juliana Amelia Paes Azoubel, o Arte Móvel será uma "via de mão dupla" entre universidade e comunidade: quer transportar práticas artístico-pedagógicas para as comunidades, assim como investigar as práticas artísticas existentes nessas próprias comunidades. "Construiremos assim a possibilidade de um movimento dialético entre arte e sociedade", explica.
Juliana afirma que a síntese do projeto já foi vivenciada em iniciativa que se deu com a construção do módulo "Musicausos", um espetáculo Musical apresentado para a comunidade de Matinhos, em que os estudantes vivenciaram personagens em situações de diversos musicais, partindo de práticas coreográficas com o objetivo de entrelaçar as quatro linguagens artísticas (Dança, Música, Teatro e Artes Visuais). "Cenários, figurinos e personagens foram construídos pelos próprios estudantes que também atuaram e dançaram na construção dos personagens investigados durante o módulo", esclarece a coordenadora.
O entusiasmo da professora é tal que, mesmo afastada por motivo de saúde nesses dias em que seu projeto tem os empenhos e as licitações sendo realizadas, ela não deixou de acompanhar os procedimentos. Entre as ações planejadas para 2012 estão: um módulo de investigação artística que propõe o suporte teórico/prático do projeto; oficinas de dança, teatro, música e artes visuais para os estudantes e integrantes do projeto; e pesquisa bibliográfica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário