Matinhos se encontra os melhores patamares do ensino fundamental, estando em primeiro lugar na nota do IEDB entre os municípios do Litoral do Paraná e com média acima de todo o Estado. Evidentemente que este sucesso da educaão não acontece por acaso.
IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O IDEB é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no IDEB.
A qualidade da educação está necessariamente, ligada a melhoria salarial dos professores e a um programa de capacitação que permita que esses profissionais se atualizem e conheçam novos métodos de ensino. Na gestão anterior, do Prefeito Xiquinho, não por coincidência, mas por opão, os dois fatos ocorreram simultaneamente. Na questão salarial dos professores, houve o maior acréscimo percentual de todos os tempos nos vencimentos dos profissionais da educação, sendo a época, o maior aumento dado entre todos os municípios paranaenses. Paralelamente a isso, investiu-se massificamente na capacitação dos educadores e professores, isto é, desde os atendentes da educação infantil até os de ensino fundamental - 1ª Fase.
Com o intuito de fornecer elementos metodológicos aos educadores e professores, a Prefeitura de Matinhos contratou o Colégio Bom Jesus de Curitiba para que esse repassasse aos mestres Matinhenses todo o Know how de 100 anos de experiência. Os professores, animados pelo respeito que tinha da Secretaria de Educação da gestão Xiquinho, fortalecido pelos melhores salários dentre os professores do Paraná, transformaram esse conhecimento no sucesso do IDEB. Por outro lado, a UFPR, na época dando os seus primeiros passos e Matinhos, contribuiu enormemente no sucesso alcançado, trazendo reflexão conceitual sobre os temas educacionais e sociais aos professores. A exitosa parceria entre Universidade e Prefeitura, fruto da vontade de colaboração dos dois lados foi preponderante para os resultados que agora se festeja.
O extraordinário programa de educação continuada aos professores alicerou a vitória desses profissionais e dos alunos do ensino fundamental municipal. Foi oferecido a todos os professores que não tinham cursos superior condições para realizá-lo, e para isso foi feita parceria entre o município, a Faculdade Evangélica de Curitiba e a UNOPAR, no sentido de formar nossos professores em Pedagodia e Normal Superior. Não há dúvidas que quanto maior e melhor a formação do professor, melhores condições ele terá de transmitir os conhecimentos aos seus alunos.
Felizmente os frutos das parcerias e dos investimentos da gestão surgiram já na penúltima prova do IDEB e agora foi confirmado que aquele caminho era o que sempre deveria ser tornado, e jamais paralisado. Naquela feita, as escolas de Matinhos já haviam atingido patamares surpreendentes, uma vez que todas as escolas municipais atingiram em 2007 as metas que deveriam alcançar apenas em 2010, 2011 e até 2012, como foi neste último caso, o da Escola Caetana Paranhos, em Caiobá.
Com esse resultado é preciso valorizar o papel das crianças que estudam nas escolas municipais, as quais, com o apoio de suas famílias, obtiveram as notas que hoje a cidade festeja. Parabéns as crianas e aos seus pais e familiares, os grandes vencedores, destaques dentre os alunos do Litoral e de todo o Estado do Paraná.
Porém, depois de uma enorme vitória como esta, é necessário um rígido controle social sobre tema de tamanha relevância. A população deve estar atenta para que a Prefeitura não deixe de valorizar os profissionais da educação, que são a grande razão do sucesso alcançado. É preciso que os recursos a serem pagos aos professores não sejam desviados, seja por incompetência ou por torpeza. A política salarial iniciada na gestão anterior, agora paralisada, deve continuar a ser executada; o grande programa de capacitaão não poderia ficar sem a perfectiva que está. Sem professores satisfeitos e com condiões de obter mais e melhores conhecimentos não há como melhorar a educação.
(artigo - Hamilton Bonatto - hbonatto@hotmail.com)
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