terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Campus da UFPR-Litoral é assaltado pela segunda vez em menos de 48h



Dos dias após ter um dos laboratórios de seu campus assaltado no litoral, a Universidade Federal do Paraná, localizada em Matinhos, volta a sofrer com a ação de ladrões. O laboratório de equipamentos analíticos foi arrombado por volta das 5h deste domingo (9). Dois computadores, incluindo uma placa de vídeo que fica na parte interna de um dos aparelhos eletrônicos, dois cabos de energia, outro de conexão, e uma câmera fotográfica foram levados. A segurança do campus UFPR-Litoral é de responsabilidade da Guarda Municipal de Matinhos e o local não possui câmeras de monitoramento.
“Os computadores ficavam ligados em equipamentos muito caros. Dentro de um dos computadores vai uma placa que possui um custo elevado. São dois computadores que fazem análise ambiental”, disse o professor Rodrigo A. Reis, coordenador do projeto Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR-Litoral. Os computadores levados são usados para análises ambientais no litoral paranaense. Segundo o professor responsável pelo laboratório o custo do computador com a placa de vídeo é de aproximadamente R$ 10 mil.
O docente disse que após o furto, os coordenadores do campus foram avisados da nova ação dos bandidos e registraram novo boletim de ocorrência.
Prisão
O delegado Sandro Spadotto Barros informou que um guarda municipal que faz a segurança do campus avistou um catador de papel passando em frente ao prédio da UFPR com um saco de lixo nas mãos. Ele carregava algo que parecia ser um equipamento eletrônico. Então, o guarda percebeu que uma janela no fundo do prédio do câmpus estava arrombada e acionou à Polícia Militar.
Uma equipe da PM realizou um patrulhamento pela região e encontrou um homem com as características relatadas pelo guarda. O homem que estava com roupas escuras, mochila e de bicicleta foi identificado como Sandro Aparecido Ilhéu, 36 anos, por volta das 7h, próximo ao hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Um dos computadores furtados foi encontrado numa lata de lixo ao lado de onde ele estava. O catador de papel suspeito foi encaminhado à sede da Polícia Civil e responderá por furto qualificado.

A delegada Iara Lavrek Dechiche, que registrou a ocorrência durante a manhã, foi procurada para comentar o caso, mas não atendeu as ligações. A reportagem da Gazeta do Povo também tentou contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Matinhos, que também não atendeu aos telefonemas.
Barros não soube informar se os dois assaltos no campus têm correlação e se foram praticados pelo mesmo homem que foi detido, e nem se há informações de outras pessoas que teriam participado desse assalto.

Roubo na sextaNa madrugada de sexta-feira (7) equipamentos foram roubados de um dos laboratórios, entre eles quatro computadores, um notebook, um projetor multimídia, duas filmadoras full HD, uma câmera fotográfica e um tripé. Os materiais eram utilizados num projeto que leva conhecimento sobre Ciências aos estudantes da rede pública. O custo estimado do material é de R$ 30 mil e tinham sido adquiridos com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Os bandidos entraram pela janela do laboratório, que estava arrombada, e o cadeado que trancava o armário foi arrebentado. A Guarda Municipal de Matinhos foi acionada, mas não compareceu até o local por causa de evento envolvendo o governador do estado Beto Richa, segundo um dos professores da instituição.

O coordenador do projeto registrou boletim de ocorrência na delegacia de Matinhos na sexta-feira, porém, segundo os registros da Guarda Municipal nada havia sido recuperado até este domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário