quarta-feira, 9 de março de 2011

Paranaguá vai formar técnicos em portos


O Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, de Paranaguá, implantou curso técnico em portos, para estudantes que concluíram o ensino médio. A iniciativa surgiu mediante a necessidade de mão-de-obra especializada para o setor portuário, que movimenta mais de 70% da economia local.

A aula inaugural foi ministrada, pelo superintendente da Administração do Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, na sede da Appa. “A área portuária precisa sempre de mão de obra especializada. É ótimo que os jovens da cidade estejam se preparando para suprir esta necessidade”, afirmou.

A primeira turma do curso profissionalizante pós-médio, que tem a duração de um ano e meio, conheceu a situação atual dos portos paranaenses e os projetos de ampliação e modernização da Appa.

De acordo com a diretora do Colégio, Rozeula Menezes de Oliveira Voi, a foram mais de 670 inscritos para 45 vagas. “Isso demonstra a preocupação dos alunos em se especializar, para conseguir melhores empregos”, disse.

A chefe do Núcleo Regional de Educação em Paranaguá, Selma Camargo Meira, disse que o curso será grande oportunidade para os alunos. “O curso será um trampolim, uma forma que os alunos têm de conquistar mais uma escala na carreira profissional, já que alguns atuam no setor”.

CONTRATAÇÃO – O superintendente anunciou que os quatro melhores alunos do primeiro semestre do curso serão chamados para estágio remunerado na Appa. “E o primeiro colocado geral do curso será contratado para atuar na administração portuária. Esta é uma forma de incentivo da Appa para que os estudantes se esforcem”, disse Maron.

A partir do ano que vem, além do curso pós-médio, o Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga também vai ofertar o curso técnico em portos, integrado ao ensino médio, com duração de quatro anos. A grade do curso conta com aulas de administração portuária, espanhol e inglês técnico, segurança e higiene no trabalho, gestão ambiental, transporte marítimo, entre outras disciplinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário