sexta-feira, 18 de março de 2011
Situação no Japão está razoavelmente estável, diz AIEA
A situação na usina japonesa de Fukushima Daiichi permanece crítica, mas "razoavelmente estável" na quinta-feira, sem grande piora em relação ao dia anterior, segundo um alto funcionário da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU).
"Não piorou, o que é positivo", afirmou Andrew Graham, assessor do diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, em entrevista coletiva. "A situação continua muito grave, mas não houve piora significativa desde ontem."
Andrew, no entanto, alertou que "ainda é possível que ela possa ficar pior".
Helicópteros militares e caminhões de bombeiros jogaram água na quinta-feira sobre a superaquecida usina, e a empresa operadora disse que uma parte do complexo seria reativada para acionar bombas de água, numa tentativa desesperada de evitar uma catástrofe.
Andrew disse que a situação nos reatores 1, 2 e 3, danificados por causa do terremoto de sexta-feira no Japão, parece relativamente estável, depois do uso da água do mar para refrigerar essas três unidades.
Já o reator número 4 continua sendo motivo de "grande preocupação", disse Andrew, acrescentando que não há informações disponíveis sobre o nível de água na piscina de resfrigeração do combustível usado. Nos reatores 5 e 6 o nível de água também tem diminuído, segundo ele.
fonte[rpc]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário