terça-feira, 12 de junho de 2012

Parabéns Matinhos!

Parabéns Matinhos pelos 45 anos de lutas e conquistas! A história da cidade é feita com o trabalho e a participação de cada um de vocês. Matinhos completa mais um aniversário, e gostaria de parabenizar o Matinhense. Gente que, com seu trabalho diário, constrói a nossa da cidade. Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e constituíram família. Por isso, não medem esforços quando se fala em solidariedade, em busca do bem-estar comum, de melhorias para a cidade que tanto amamos. São os votos de Cida, Xiquinho e família.

domingo, 3 de junho de 2012

RESSUSCITA OS MEUS SONHOS - Regis Danese



Domingo, desejo a todos um ótimo dia.
Quero compartilhar esse lindo louvor e oração Ressuscita os Meus Sonhos de Régis Danese.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Morretes promove Feira do Produtor

Inaugura no dia 2 de junho, (sábado), a Feira Semanal de Produtos Agrícolas da cidade de Morretes. A feira será realizada todos os sábados das 08h00 às 14h00 na Estação das Artes, próximo a Estação Ferroviária, oferecendo aos visitantes produtos agrícolas e agroindustriais diretamente do produtor. Depois da confirmação do sucesso da XXIX Festa Feira Agrícola e Artesanal realizada entre os meses de abril e maio, temos agora mais um incentivo as atividades agrícolas da região. Tendo como realizador da feira a Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e Meio Ambiente e do Abastecimento e apoio da Prefeitura de Morretes, temos nesta oportunidade alavancar o desenvolvimento do setor e gerar melhores oportunidades aos nossos agricultores. Quer um bom motivo para conhecer a feira e visitar Morretes? A garantia de estar comprando produtos da região, contribuindo para fortalecer a agricultura e o comércio local e conhecendo melhor umas das mais belas cidades do litoral paranaense.

domingo, 27 de maio de 2012

Um Novo Vencedor


Compartilho com os amigos esse lindo louvor, uma oração que fala sobre o Novo Vencedor, com Cristo já somos vencedores.
Desejo a todos um ótimo domingo!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe termina sexta-feira

Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe, que será encerrada na sexta-feira (25). A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h, para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores da área de saúde que atendem casos de gripe. Dos 399 municípios, apenas 40 atingiram a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde (80%). Os municípios de Fernandes Pinheiro, Goioxim, Nova Aliança do Ivaí e Bela Vista do Caroba vacinaram mais de 93%. “Estamos intensificando a campanha nas regionais de saúde para que os municípios vacinem todos os grupos prioritários até sexta-feira”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O Ministério da Saúde ainda não informou se a campanha será prorrogada.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tudo pronto para o IV Fórum que inicia amanhã

Inicia amanhã (22) o IV Fórum Diocesano Leão XIII com o tema Saúde e Qualidade de Vida, promovido pela Mitra Diocesana de Paranaguá, nos dias 22, 23 e 24 de maio, das 19:30 às 22:00 horas, na Catedral Nossa Senhora do Rosário. O evento reunirá estudantes, professores, autoridades políticas, imprensa, profissionais da área e a comunidade em geral. A abertura do IV Fórum contará com a palestra sobre "Prevenção e Qualidade de Vida", com Dr. Lucas Nitsche Rocha, médico Gastroenterologista. No segundo dia, o Secretário da Saúde do Estado do Paraná, Dr. Michele Caputo Neto irá conduzir o debate sobre "Saúde e Políticas Públicas". Para o encerramento do evento, o tema será as "Relações Humanas e a Saúde", com Dr. Jelson Roberto de Oliveira, filósofo da PUC-PR. O Colégio Diocesano Leão XIII é o único do país a promover um Fórum que integra a escola e a comunidade tendo como tema a Campanha da Fraternidade da CNBB. Durante os três dias em que acontecerá o Fórum, estarão disponíveis das 14:00 às 22:00 horas na área externa da Catedral Diocesana de Paranaguá, alguns serviços de suma importância para a população, tais como: Dia 22/05 - terça-feira SENAC Conselho da Pessoa Idosa Unati Pastoral do Idoso Dia 23/05 - quarta-feira Anvisa Gaper Senac Pastoral da Criança I Regional de Saúde - com vacinação à população da Hepatite dupla e Influenza para os idosos. Ônibus do HEMEPAR - nesse dia a sede do Hemepar em Paranaguá estará fechada e o atendimento à população será feita no local do evento. Dia 24/05 - quinta-feira Senac Saúde Bucal Pastoral da Aids "O IV Fórum é um acontecimento que vai marcar todas as atividades de evangelização da campanha da Fraternidade desse ano, promovendo iniciativas e decisões em defesa da promoção da vida e da saúde para todos", explica o Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos. "O evento busca oportunizar a comunidade litorânea do Paraná reflexão sobre o papel social e o de cada um de nós na conquista da saúde e qualidade de vida. A realização do IV Fórum Diocesano Leão XIII tem como objetivo entender que fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer, como prejudicar a saúde”, explica o Diretor e Professor Pe. Vilmar Seriguelli.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Secretaria da Família promove o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Amigos, hoje (18) estarei acompanhando a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, que participa de mobilizações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Paranaguá. Fernanda lança a cartilha “Solte sua Voz. Saiba seus Diretos” e participa da implantação, junto com os prefeitos dos sete municípios do litoral, da Comissão Regional de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes.

22º Festival de Inverno da UFPR

Começaram os preparativos para o 22º Festival de Inverno da UFPR. O evento, que será realizado de 07 a 14 de julho e faz parte das comemorações dos 100 anos da Universidade Federal do Paraná, promete movimentar Antonina. A programação contará com oficinas de artes visuais, música, dança, artes cênicas, artesanato e comunicação para crianças, jovens e adultos. Sem falar nos espetáculos, palcos nos mais diversos espaços da cidade apresentarão ao público o que a cultura brasileira tem de melhor. Não deixe de participar! As fichas de inscrição para propostas de oficinas e espetáculos já estão disponíveis. O concurso para a escolha da imagem gráfica do 22º Festival de Inverno da UFPR também já está aberto. É importante lembrar que em 2012, o evento terá como tema o Centenário da UFPR. Confira o regulamento e envie sua proposta! Concurso Cartaz 22º Festival de Inverno da UFPR A organização do Festival de Inverno comunica que, uma vez analisados os trabalhos inscritos no Concurso para o Cartaz Institucional do 22º Festival de Inverno da UFPR, a Comissão Julgadora decidiu não escolher nenhuma das propostas apresentadas. No seu parecer final, a Comissão Julgadora entendeu que os trabalhos inscritos no concurso não se referiram de modo simples, direto e compreensível à temática prevista em regulamento.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pneus da Sumitomo Rubber começam a chegar pelo Porto de Paranaguá

Chegou esta semana ao Porto de Paranaguá a primeira carga de pneus da Sumitomo Rubber. Até o final do mês, a empresa importará 50 mil pneus pelo Porto de Paranaguá que serão comercializados em todo o Brasil e em outros países da América do Sul. Até meados de 2013, a empresa importará pelo porto matéria-prima e maquinários que serão utilizados na fábrica, instalada em Fazenda Rio Grande. Segundo o gerente de logística da Sumitomo Rubber no Brasil, Marco Túlio Dilélio, a confiabilidade da operação é o que fez a companhia escolher o Porto de Paranaguá para o recebimento de suas cargas. “Hoje, estamos realizando a importação de pneus. Mas muito em breve, começaremos a exportar. A nossa movimentação pelo Porto de Paranaguá está apenas começando. Nossa fábrica está em processo de instalação no município da Região Metropolitana de Curitiba. Queremos começar a realizar os testes em abril de 2013, para começar a comercializar os pneus fabricados aqui no Paraná até outubro de 2013”, afirma. Para o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, participar do projeto da Sumitomo Rubber no Brasil é mais um desafio para os portos paranaenses. “Mais uma vez a Appa se envolve em projetos de sucesso: é o TCP melhorando a sua capacidade de desembarque e o governo do Estado atraindo mais uma indústria. Tudo isso passando por aqui. Eu não tenho dúvidas de que o Paraná é um bom mercado. Com a dragagem e outras melhorias que já estão sendo realizadas no Porto de Paranaguá, esses bons resultados só tendem a se repetir”, afirma. Produtividade – Segundo o diretor superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Juarez Moraes e Silva, o crescimento na movimentação tem relação direta com os investimentos que o terminal tem feito e os esforço da Appa, da Capitania dos Portos e da Praticagem. “É um serviço regulado, com produtividade alta, mais agilidade e melhor custo. É essa soma de fatores que dão segurança aos empresários. O Porto de Paranaguá é muito competente nisso”, explica. Os pneus que estão sendo importados pelo Porto vieram de outras unidades da Sumitomo Rubber que ficam no Japão, Indonésia e Tailândia. A indústria é fabricante de pneus da marca Dunlop.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

IV Fórum Leão XIII integra colégio e comunidade

Saúde e Qualidade de Vida é o tema da edição do IV Fórum Diocesano Leão XIII, promovido pela Mitra Diocesana de Paranaguá, nos dias 22, 23 e 24 de maio, das 19:30 às 22:00 horas, na Catedral Nossa Senhora do Rosário. O evento reunirá estudantes, professores, autoridades políticas, imprensa, profissionais da área e a comunidade em geral. A abertura do IV Fórum contará com a palestra sobre "Prevenção e Qualidade de Vida", com Dr. Lucas Nitsche Rocha. No segundo dia, o Secretário da Saúde do Estado do Paraná, Dr. Michele Caputo Neto irá conduzir o debate sobre "Saúde e Políticas Públicas". Para o encerramento do evento, o tema será as "Relações Humanas e a Saúde", com Dr. Jelson Roberto de Oliveira. O Colégio Diocesano Leão XIII é o único do país a promover um Fórum que integra a escola e a comunidade tendo como tema a Campanha da Fraternidade da CNBB. "O IV Fórum é um acontecimento que vai marcar todas as atividades de evangelização da campanha da Fraternidade desse ano, promovendo iniciativas e decisões em defesa da promoção da vida e da saúde para todos", explica o Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos.
"O evento busca oportunizar a comunidade litorânea do Paraná reflexão sobre o papel social e o de cada um de nós na conquista da saúde e qualidade de vida. A realização do IV Fórum Diocesano Leão XIII tem como objetivo entender que fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer, como prejudicar a saúde”, explica o Diretor e Professo Pe. Vilmar Seriguelli. Comunidade O IV Fórum é gratuito e aberto para a comunidade do litoral, por isso é realizado em local central. "Estamos felizes com a formação intelectual e social do nosso filho, aqui no Leão XIII, eles formam o cidadão, preparam para a vida com a base dos princípios da ética e respeito. Sempre que pudemos, participamos dos projetos do colégio e o Fórum é uma das atividades que mostra o compromisso social do Colégio com a comunidade Parnanguara", afirmou o casal, Morgana Fagundes e Fábio M. Smaka. "Sem dúvida, vemos a diferença na educação dos nossos filhos. A escola está inserida na realidade dos problemas da sociedade, promove o debate, a integração, cumpre com a sua responsabilidade social. É uma educação transformadora e para a vida", enfatizaram o casal Dulce e Marcelo Dias.
Não Foi Acidente Uma da atividades realizada dentro do tema do Fórum foi a caminhada de lançamento da campanha de Educação para o Trânsito - Não foi Acidente. "A ação foi sugerida pelos alunos, que viram através da mídia, do programa CQC e trouxeram para a sala de aula. Analisamos e entramos em contato com a ONG e vamos juntos ajudar a coletar as assinaturas no abaixo assinado em prol de um trânsito mais seguro em Paranaguá", explica a professora e uma das Coordenadores da caminhada, Fabiana Pontes. Pais Participativos Estiveram presentes também na coletiva com imprensa os pais, professores e coordenadores. "Estamos felizes com a formação intelectual e social do nosso filho, aqui no Leão XIII, eles formam o cidadão, preparam para a vida com a base dos princípios da ética e respeito. Sempre que pudemos, participamos dos projetos do colégio e o Fórum é uma das atividades que mostra o compromisso social do Colégio com a comunidade Parnanguara", afirmou o casal, Morgana Fagundes e Fábio M. Smaka. "Sem dúvida, vemos a diferença na educação dos nossos filhos. A escola está inserida na realidade dos problemas da sociedade, promove o debate, a integração, cumpre com a sua responsabilidade social. É uma educação transformadora e para a vida", enfatizaram o casal Dulce Mara e Marcelo Dias.
Atividade Multidisciplinar Durante os meses que antecedem o evento, os alunos desenvolvem pesquisas bibliográficas e de campo que resultará em apresentação de vídeos e registros gráficos, que serão apresentados à população para auxiliar neste processo de reflexão por ocasião do IV Fórum. "Estes trabalhos são instrumentos que nos auxiliam no aprofundamento de informações que possam nos garantir possibilidades de novas ações em busca de saúde e qualidade de vida para toda a população", enfatiza a Coordenadora do Ensino Fundamental, Josane Maia Barbosa.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães

Mãe é especial. Mãe é terna ternura. Mãe é amor infinito. Mãe é pura magia. Mãe é doce palavra. Feliz Dia das Mães! São os mais sinceros votos de Xiquinho e Cida.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Campanha do Agasalho 2012

Campanha do Agasalho Espalhe Calor 2012, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Provopar Estadual e RIC TV Record.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Saúde: Campanha de Vacinação

A campanha nacional de Vacinação contra Influenza 2012 começou e segue até o dia 25 deste mês. Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e indígenas aldeados devem ser vacinadas.

terça-feira, 8 de maio de 2012

16ª Exposafra acontece hoje no pátio de triagem

Num cenário de modernidade e em pleno pico da safra de grãos, o pátio de triagem do Porto de Paranaguá será palco da 16ª EXPOSAFRA – Feira de Negócios para Transportadores, evento promovido pela Revista Caminhoneiro com apoio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Caminhoneiro autônomos e empregados, que estarão em pleno embarque da safra de grãos no Porto de Paranaguá se programam para visitar o evento, que é a oportunidade na qual terão o privilégio de conhecer, em primeira mão, as mais recentes novidades do setor de transporte rodoviário de cargas Estimativas da organização, apontam que durante os quatros dias da 16ª EXPOSAFRA, mais de 5 mil caminhoneiros marcarão presença na Feira. Destaque para os cuidados com a saúde dos estradeiros. Uma equipe do Sest/Senat estará de plantão no evento com ações focadas em saúde e valorização dos profissionais das estradas. O Ministério da saúde com o estande do programa FIQUE SABENDO, realizará testes de AIDS com resultado que saem na hora. Manterá também uma equipe para orientações sobre as doenças de sexualmente transmissíveis (DSTs). Durante o evento – de 7 a 10 de maio – o caminhoneiro terá ainda a chance de realizar test drive e avaliar o desempenho dos caminhões mais modernos do mercado, percorrendo os 3 km de pista desenvolvida especialmente para uma boa dirigibilidade. Poderá avaliar os motores Euro 5 e sentir nas mãos o seu desempenho, constatando o baixo consumo de combustível e o nível menor de emissões. Encontro de Empresários: No dia 8 de maio, haverá um encontro com frotistas e potenciais compradores de produtos dos expositores. O encontro acontecerá em um almoço no Hotel Camboa, com a presença do Secretario de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná e seguirá com a visita a feira. 16ª EXPOSAFRA – Feira de Negócios para Caminhoneiros. Data: 7 a 10 de maio de 2012 Local: Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá – Paranaguá/PR Horário test dive: das 9 as 17 h Exposição: Das 15 as 21 h Encontro de empresários e visitação a feira: Dia 08 de maio, às 12 horas no Camboa Hotel Promoção: Revista Caminhoneiro – (11) 3049-1799 Entrada: Franca

domingo, 6 de maio de 2012

Ele vem....



Amigos recebi esse vídeo e quero compartilhar com vocês, que louvor de grande impacto para nós jovens de espírito e alma. Desejo a todos um ótimo domingo.

sábado, 5 de maio de 2012

Campanha do Agasalho estimula doação de roupas



A Campanha do Agasalho recolhe doações para minimizar os efeitos do frio entre as pessoas que se encontram em dificuldades financeiras e sociais, especialmente durante o inverno. O lançamento da edição 2012 da campanha foi realizado em Tunas do Paraná, uma das cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano do estado. A expectativa é que até 200 mil pessoas sejam atendidas pela campanha.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Duas mil unidades de saúde receberam vacinas contra a gripe

Cerca de duas mil unidades de saúde em todos os municípios do Paraná foram abastecidas com vacinas contra a gripe. O Estado espera vacinar 1,3 milhão de pessoas no período da campanha nacional que começa neste sábado (05/05) e segue até 25 de maio. Os horários de atendimento e a instalação de postos volantes serão definidos pelos municípios. A meta da SEcretaria da Saúde é vacinar pelo menos 80% dos 1,6 milhão de paranaenses considerados mais sujeitos a contrair a doença: gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza. A campanha visa proteger contra os três tipos de vírus mais circulantes no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B. “A vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. CRIANÇAS – As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacinação deverão receber a vacina em duas doses (a segunda 30 dias após a primeira). Já as que receberam as doses na campanha passada e os demais grupos serão imunizados com apenas uma dose. “O inverno está chegando e é importante que as crianças já estejam protegidas. Um simples resfriado não é motivo para a vacinação ser adiada”, explica Ivana Kaminski, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde. A aplicação só deve ser adiada se a criança apresentar febre acima de 38º ou se o médico o recomendar. A imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. MEDICAMENTO – Desde 2011, a Secretaria da Saúde faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e disponibiliza o medicamento oseltamivir para todos os casos em que é recomendado. Recomendações para prevenção de infecções respiratórias: • Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; • Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos; • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros); • Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais; • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável; • Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados; • Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos; • Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado; • Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias; • Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

16ª Exposafra acontece na próxima semana no pátio de triagem

Num cenário de modernidade e em pleno pico da safra de grãos, o pátio de triagem do Porto de Paranaguá será palco da 16ª EXPOSAFRA – Feira de Negócios para Transportadores, evento promovido pela Revista Caminhoneiro com apoio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Caminhoneiro autônomos e empregados, que estarão em pleno embarque da safra de grãos no Porto de Paranaguá se programam para visitar o evento, que é a oportunidade na qual terão o privilégio de conhecer, em primeira mão, as mais recentes novidades do setor de transporte rodoviário de cargas Estimativas da organização, apontam que durante os quatros dias da 16ª EXPOSAFRA, mais de 5 mil caminhoneiros marcarão presença na Feira. Destaque para os cuidados com a saúde dos estradeiros. Uma equipe do Sest/Senat estará de plantão no evento com ações focadas em saúde e valorização dos profissionais das estradas. O Ministério da saúde com o estande do programa FIQUE SABENDO, realizará testes de AIDS com resultado que saem na hora. Manterá também uma equipe para orientações sobre as doenças de sexualmente transmissíveis (DSTs). Durante o evento – de 7 a 10 de maio – o caminhoneiro terá ainda a chance de realizar test drive e avaliar o desempenho dos caminhões mais modernos do mercado, percorrendo os 3 km de pista desenvolvida especialmente para uma boa dirigibilidade. Poderá avaliar os motores Euro 5 e sentir nas mãos o seu desempenho, constatando o baixo consumo de combustível e o nível menor de emissões. Encontro de Empresários: No dia 8 de maio, haverá um encontro com frotistas e potenciais compradores de produtos dos expositores. O encontro acontecerá em um almoço no Hotel Camboa, com a presença do Secretario de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná e seguirá com a visita a feira. 16ª EXPOSAFRA – Feira de Negócios para Caminhoneiros Data: 7 a 10 de maio de 2012 Local: Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá – Paranaguá/PR Horário test dive: das 9 as 17 h Exposição: Das 15 as 21 h Encontro de empresários e visitação a feira: Dia 08 de maio, às 12 horas no Camboa Hotel Promoção: Revista Caminhoneiro – (11) 3049-1799 Entrada: Franca

Leão XIII promove caminhada: Não foi Acidente

Nesse sábado (5), os alunos e familiares do Colégio Diocesano Leão XIII promovem a caminhada de lançamento da campanha de Educação para o Trânsito - NÃO FOI ACIDENTE. O trabalho será apresentado no IV Fórum Diocesano Leão XIII - com o tema: “SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA”. Agradeço o convite para participar dessa manifestação com a turma do 8º ano A e B, com os professores Bruno, Fabiana, Caroline e Ricardo. A concentração da caminhada será na praça dos Leões às 11:00 horas, com trajeto saindo da Praça dos Leões passa pela Praça Fernando Amaro e encerra no Terminal de ônibus para coleta de assinaturas.

Festa Feira em Morretes

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Em ritmo de feriado

Bom dia! Segunda-feira e amanhã tem feriado do trabalho.... Desejo aos amigos que estão trabalhando um ótimo dia e que está em ritmo de feriadão, excelente descanso.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A três dias do final do prazo, 6,4 milhões ainda não declararam o IR

Faltando três dias para acabar o prazo final de declaração do Imposto de Renda, 6,4 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento a Receita Federal. O número representa 24% dos 25 milhões de declarações que a Receita espera receber até o fim do prazo. A Receita informou que até as 11h desta sexta-feira, 18,6 milhões de contribuintes já haviam cumprido a sua obrigação com o fisco. O prazo para entregar a declaração termina no dia 30 de abril, próxima segunda-feira. Quem perder o prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. O programa que gera o documento para a declaração está disponível na página da Receita na internet. No mesmo endereço, o contribuinte pode baixar o programa Receitanet, necessário para transmitir a declaração ao fisco. A Receita alerta para o risco dos contribuintes deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos no site.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Porto de Paranaguá terá terceiro berço para contêineres

O governador Beto Richa e a direção do Terminal de Contêiners de Paranaguá (TCP) anunciaram nesta quinta-feira (26/04), em Curitiba, a construção do terceiro berço de atracação do terminal privado no Porto de Paranaguá. Serão construídos 315 metros de cais que permitirão a ampliação da capacidade operacional do terminal para 1,5 milhão de contêineres por ano, a partir de 2013. As obras terão início imediato, com prazo de conclusão de 14 meses. “Esta é a maior obra no Porto de Paranaguá nos últimos 14 anos e representa um passo muito importante em nossa estratégia de ampliar a capacidade e modernizar o porto, para facilitar as operações das nossas indústrias e do agronegócio, trazendo ganhos para todos os paranaenses”, disse o governador.
O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, disse que com o terceiro berço dedicado a contêineres será possível aumentar a produtividade do Porto de Paranaguá. Segundo ele, o TCP já é um dos mais modernos terminais da América Latina. “Com esta expansão teremos um terminal ainda mais moderno e com capacidade para ampliar a movimentação em Paranaguá”, disse Dividino. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu na quarta-feira (25) a licença de instalação para o início da obra. A autorização foi obtida após a realização de um estudo de impactos ambientais (EIA-RIMA), atendendo a todas as exigências do Ibama e das entidades responsáveis. “Esse licenciamento é fruto de um trabalho de profunda relevância técnica, contemplando todos os aspectos sócios, econômicos e ambientais da área afetada. É uma obra da maior relevância e trará melhorias e ganhos de eficiência, qualidade para toda a cadeia produtiva localizada na área de influência do Porto de Paranaguá”, afirma Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente do TCP. INVESTIMENTOS - O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, explicou que a construção do novo berço do TCP é parte de um conjunto de ações que trará uma nova realidade para o Porto de Paranaguá, com receberá novos investimentos do Estado, do governo federal e da iniciativa privada. “Vamos aumentar a produtividade e dobrando a capacidade de carga e descarga dentro de uma mesma área com a troca de equipamentos antigos por novos e por meio do repotenciamento do corredor de exportações”, disse Richa Filho. O secretário lembrou ainda que outros investimentos estão sendo feitos para aumentar a capacidade do porto, como a dragagem de manutenção, que foi anunciada pelo governador há duas semanas e deve ser iniciada nos próximos 30 dias. A obra vai possibilitar a movimentação de navios em dois caminhos no canal de acesso, para entrada e saída. “Esta operação hoje está restrita devido ao assoreamento do canal”, explicou. O plano de dragagem contratado prevê a manutenção do canal acesso por um período de cinco anos, como era feito no passado.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PSDB PROMOVE EVENTO PARA CONSOLIDAR NÚCLEO SINDICAL

Com o objetivo de quebrar o estigma de que o PSDB é um partido de elite e reduzir a distância entre as lideranças partidárias e os setores da sociedade, o núcleo sindical tucano realiza seu primeiro grande evento, na próxima sexta-feira (dia 27), com a presença de lideranças da sigla, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aécio Neves (MG), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o pré-candidato da sigla à Prefeitura de São Paulo, José Serra, e o presidente nacional da legenda, Sérgio Guerra, além de lideranças sindicais de todo o País e políticos de outros partidos, como o prefeito da capital, Gilberto Kassab (PSD).

domingo, 22 de abril de 2012

Poderoso Deus ...



Amigos, domingo desejo a todos um momento de reflexão e compartilho essa linda oração de David Quinlan. 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Governo contrata dragagem do canal de acesso aos portos paranaenses

O governador Beto Richa homologou a licitação aberta pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para as obras de dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta, que dá acesso aos dois terminais portuários. Foi assinado o contrato com a empresa DTA Engenharia, que venceu a licitação. A empresa tem até 45 dias para mobilizar o equipamento e dar início aos trabalhos, que tem duração prevista de seis meses. Richa disse que as obras de dragagem abrem um ciclo de novos investimentos na melhoria do porto e devem ampliar a capacidade de movimentação de cargas, que no ano passado chegou a um recorde de 41 milhões de toneladas. “A dragagem vai garantir maior capacidade de exportar riquezas e importar produtos. Em breve vamos anunciar novos investimentos para modernização dos equipamentos do porto de Paranaguá, como esteiras, ship loader e obras de ampliação”, disse Richa. “Todos os paranaenses ganham com isso”, afirmou. O preço inicial máximo previsto para o serviço de dragagem era de R$ 45 milhões. Seis empresas apresentaram propostas e o preço final estabelecido pela vencedora teve uma redução de 20%, ficando em R$ 37 milhões. As obras estão divididas em dois lotes e compreendem a dragagem do Canal da Galheta, partes da bacia de evolução e o acesso ao Porto de Antonina, num total de 3,5 milhões de metros cúbicos a serem dragados. SEGURANÇA - O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que as obras irão garantir a segurança da navegação. “A dragagem vai reduzir o tempo de manobras e consequentemente aumentar as janelas de atracação. Por desdobramento, haverá aumento no volume de cargas”, afirmou Dividino. As obras de dragagem devem ser realizadas constantemente, para conter o assoreamento diário dos canais, provocado pela ação dos elementos naturais na região, onde a movimentação das águas é intensa e promove mudanças no fundo da baía. São duas marés por dia, mais de 730 marés por ano. “Temos os efeitos das marés de lua (Sizígias), estamos na Zona de Convergência do Atlântico Sul, temos chuvas durante mais de 180 dias por ano e convivemos com os efeitos da La Niña e El Niño. Todos estes fenômenos intensificam o assoreamento na nossa região”, explica Dividino.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Inscrições para concurso da Sanepar terminam hoje



As inscrições para o concurso público da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) terminam hoje (18)l. As inscrições podem ser feitas no site www.cops.uel.br, onde também estão os editais. O pagamento da taxa pode ser feito até o dia 19. Para os cargos de nível médio e técnico, o valor é R$ 50,00; para os de nível superior, R$ 100,00.

O concurso oferece vagas em 13 cidades, para pessoas com formação de nível médio, técnico e superior. Parte das vagas é para ocupação imediata e parte, para formação de reserva técnica.

São sete cargos de nível superior: analista de informática, administrador, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro mecânico, engenheiro eletricista e enfermeiro do trabalho. O salário é de R$ 2.887,62. Para os engenheiros, o salário é o piso nacional da categoria, R$ 5.598,00.

O cargo de nível médio oferece salário de R$ 944,94 e é voltado para atividades de campo, operação ou produção. Os cargos de nível técnico têm salários de R$ 1.639,84 e vagas nas áreas de agricultura, agrimensura, edificações, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, enfermagem do trabalho, logística, mecatrônica, química, segurança do trabalho e telecomunicações.

Além do salário, a empresa oferece auxílio alimentação no valor de R$ 593,25 mensais, vale-transporte, possibilidade de adesão a planos de saúde e de previdência complementar.

PROVA – A prova objetiva será no dia 20 de maio e os locais serão divulgados pela internet, no endereço eletrônico da Cops/UEL (www.cops.uel.br), a partir das 17 horas do dia 4 de maio. O teste de aptidão física, exigido para os cargos de nível médio, será em 10 de junho.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá cresce 25%


A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 18,6 mil unidades exportadas, contra 14 mil no mesmo período do ano passado. No trimestre, a Appa registrou alta de 77% nas importações de veículos, totalizando 35 mil unidades contra 20 mil no mesmo período de 2011.

Outro destaque na movimentação do trimestre é a soja, que atingiu alta de 144% nas exportações, totalizando 1,9 milhão de toneladas. O farelo de soja também apresentou bom resultado, totalizando 1,1 milhão de toneladas exportadas, o que representa uma alta de 50% em relação a 2011.

No total geral, a Appa fechou o trimestre com 8,9 milhões de toneladas movimentadas, apresentando alta de 9% em relação a 2011. A receita cambial gerada pelas exportações apresentou crescimento de 23%, totalizando US$ 3,7 bilhões.

VEÍCULOS – Os principais destinos dos veículos exportados por Paranaguá são Argentina, México e Alemanha. Vem também destes mesmos países a maioria dos veículos importados. As principais montadoras que movimentam cargas por Paranaguá são Volkswagen, Renault e Nissan.

O Porto de Paranaguá tem aumentado ano a ano a movimentação de veículos em função de adaptações logísticas que permitiram aumento na produtividade da operação. As adequações no berço de escoamento de veículos – que está próximo ao pátio de estacionamento – agilizaram toda a movimentação de embarque e desembarque de veículos.

Uma ordem de serviço estabelece a prioridade de atracação para os navios de veículos no berço 217, desde que cumpram a movimentação mínima exigida. No caso de navios PCC (exclusivamente de veículos), a movimentação mínima exigida é de 150 veículos por hora. Já os navios roll-on/roll-off, que tem carga mista, a movimentação mínima exigida é de 5 mil toneladas por dia.

No entanto, na prática, a movimentação de veículos em Paranaguá é bem mais ágil. A prancha média registrada é de 450 veículos por hora. O porto recebe cerca de 12 navios PCC por mês, que movimentam a média de 1.300 automóveis (por navio) e operam em nove horas, aproximadamente.

domingo, 15 de abril de 2012

Deputados reforçam apoio do Governo do Estado à candidatura de Xiquinho na primeira reunião do PSDB de Matinhos


Mais de 600 pessoas estiveram presentes na primeira reunião do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB de Matinhos, que aconteceu na última sexta-feira (13). Entre os principais convidados, estiveram o pré-candidato a prefeito de Paranaguá, Alceu Maron Filho (Alceuzinho), a Deputada Estadual Mara Lima, o Deputado Federal Fernando Francischini, além dos pré-candidatos a vereadores da sigla e de outros partidos que devem fazer parte da coligação que irá apoiar a candidatura do Secretário Especial do Litoral, Francisco Carlim dos Santos (Xiquinho) para a Prefeitura de Matinhos.

Na ocasião, os deputados aproveitaram a oportunidade para falar sobre os motivos de o Governador Beto Richa ter escolhido Xiquinho para representar a região do litoral no Governo do Estado, sobre o excelente trabalho que o mesmo vem realizando, e para confirmar o apoio deles e de Beto na campanha do pré-candidato.

Ao fazer uso da palavra, Xiquinho desmentiu os boatos de que não poderia ser candidato, atribuindo-os ao que ele chamou de jogo sujo feito por parte do grupo político que busca a reeleição. Em seguida, o secretário falou sobre a situação cômoda que possui junto ao governador, e disse também que não precisava entrar nesta luta, mas que assim fará, porque não consegue aceitar a maneira com que a atual administração vem tratando a população matinhense.

“Hoje, quando eu passo pela frente da Prefeitura, eu não vejo uma bicicleta. Sabe por que? Porque eles tiraram tudo que tinha dentro da Prefeitura e colocaram naquele Centro de Cidadania, que é pra manter o povo longe. Agora as bicicletas estão tudo na frente da Cidadania, enquanto na Prefeitura só ficam os carrões do prefeito e dos cargos comissionados”, disse Xiquinho sob os aplausos da massa.

Com relação ao fato de o atual prefeito insistir em dizer que tem o apoio político do governador Beto Richa, Xiquinho fez piada. “Depois de muitos anos, finalmente o Paraná tem um governador que ajuda todos os 399 municípios, sem olhar pro partido do prefeito. Só que tem gente que não entende isso. Aí, ficam lá na porta do Porto de Paranaguá, esperando o governador entrar pra poder esticar a mão, tirar uma foto e dizer que tem o apoio do governador. Isso é coisa de criança”, afirmou.

O secretário ainda falou sobre a distribuição de cestas básicas, uniforme escolar e sobre o abono salarial dos funcionários públicos municipais. “A população de Matinhos precisa muito mais do que três cestas básicas. Mas se o prefeito acha que só isso vai resolver o problema das pessoas… Nós também vamos continuar dando cesta básica, mas, acima de tudo, vamos cuidar da saúde, porque não adianta você estar de barriga cheia e não ter um hospital pra te atender quando você fica doente”, disse.

“E ao contrário do que o prefeito diz, nós não vamos cortar o abono. Pelo contrário! Nós vamos incorporar ele ao salário do funcionário público. Porque o abono não conta na aposentadoria, nas férias. Hoje, se um funcionário ficar doente e faltar um dia de serviço, ele perde os trezentos reais. Não vai mais existir isso, não! Se é trezentos reais por mês, é dez reais por dia, e se o funcionário faltar um dia, ele vai perder só os dez reais, porque as pessoas tem o direito de ficar doente e não poder ir trabalhar naquele dia”, ressaltou, com ênfase para as professoras da rede municipal de Educação que se faziam presente.

Depois de falar sobre o verdadeiro objetivo da reunião, Xiquinho agradeceu a presença de todos, e foi aplaudido durante minutos sob os olhares de quem ficou até o fim para poder cumprimentá-lo. Ao lado de sua esposa Cida, Xiquinho conversou com um por um, e só foi embora quando já não havia quase ninguém no local.

(fonte: Nosso Litoral)

sábado, 14 de abril de 2012

Amigos e a comunidade presentes na reunião

Quero agradecer em meu nome e da Cida a presença dos amigos que compareceram na reunião do PSDB Matinhos, realizada em 13 de abril.
Estiverem presentes o Deputado Federal Francischini, a Deputada Estadual Mara Lima, o Companheiro de Partido Alceuzinho Maron e os amigos. Esta grande reunião mostrou para os companheiros que sou pré-candidato a Prefeito pelo PSDB com apoio do Governador do Estado do Paraná, Beto Richa.
Obrigado pela grande demonstração de apoio, o que cada vez mais nos motiva a nossa caminhada.
Valeu AMIGOS!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Antonina será contemplada com o Programa Minha Casa, Minha Vida



O estado do Paraná foi contemplado com 5.128 novas unidades na segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, que atende municípios com até 50 mil habitantes. O processo será conduzido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que colocará à disposição das prefeituras toda a sua estrutura funcional para acompanhamento das obras, incluindo engenheiros, arquitetos e assistentes sociais.
No litoral o município de Antonina será contemplado com 40 moradias.

O anúncio da nova fase do programa foi feito nesta quinta-feira (12), em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff. Nesta nova faseserão beneficiados, em todo o Brasil, 2.582 municípios, com 107.348 unidades e investimentos de R$ 2,8 bilhões. O governo federal vai oferecer subsídio de R$ 25 mil por moradia, que atende famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

Além do acompanhamento das obras pela Cohapar, o Estado do Paraná oferece contrapartida por meio da isenção do ICMS do material de construção e todo o apoio na instalação das redes de água, esgoto e energia elétrica, por meio da Sanepar e Copel.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Procon recomenda cuidado com anúncios de dinheiro fácil



A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, orienta os consumidores a terem cuidado com oferta de empréstimos fáceis, com juros baixos, sem comprovação de renda e com o depósito imediato do dinheiro. “Estes anúncios estão se tornado comuns em jornais em todo o Paraná, mas, na realidade, são apenas chamarizes para iludir o consumidor”, alerta.

Claudia orienta o consumidor para não se deixar “seduzir“ pelas vantagens oferecidas por anúncios em que constam apenas números de telefone para contato. Em razão de dificuldades econômicas, muitas pessoas têm buscado nesse tipo de anúncio a solução para seus problemas financeiros e caem em golpes, perdendo também os valores depositados a título de taxa de administração. Esses valores dificilmente serão recuperados.

O consumidor, que sequer sabe o nome ou endereço da empresa, recebe instruções para, após verificar o depósito em sua conta, recolher taxas em alguma instituição bancária. Porém, como explica Claudia, o valor do empréstimo não foi depositado na conta do consumidor, embora apareça no extrato de imediato, pois é feito com cheque sem fundo. No caso do caixa eletrônico, não há qualquer número de documento no envelope de depósito. “O consumidor, ao tentar sacar o dinheiro, descobre que foi ludibriado”, diz Claudia.

Segundo a coordenadora do Procon, o melhor a fazer é verificar se a empresa é legalizada, tentar saber o nome do fornecedor e buscar informações junto ao Banco Central, que fornece o aval de funcionamento às financeiras. Em caso de dúvida, o consumidor não deve buscar este tipo empréstimo, pois corre o risco de ter sua situação financeira agravada. “Se já foi efetuado algum pagamento, resta ao consumidor registrar queixa junto à Delegacia do Consumidor ou de Estelionato”, diz Claudia.
(fonte AE Notícias)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feliz Páscoa



Páscoa,
momento para acreditarmos que os nossos sonhos se tornarão realidade.
A Páscoa está em todo lugar, está em você. Reinvente!
Desejamos a você uma Feliz Páscoa!
Xiquinho, Cida e família.

domingo, 1 de abril de 2012

Para refletir.... A Tempestade Vai Passar



Domingo, quero compartilhar essa linda oração e louvor na canção "A Tempestade vai Passar" interpretado por Pe. Reginaldo Manzotti e Fafá de Belém.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Site do IAP passa a divulgar autos de infração


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) passou a divulgar, nesta sexta-feira (30), os autos de infração lavrados pelo órgão em seu site. A medida atende ao Artigo nº 122 do Decreto Federal nº 6514 de 22 de junho de 2008, que determina que os órgãos ambientais estaduais tornem pública a relação de processos administrativos de autos de infração ambiental aptos para julgamento.

Os notificados têm o prazo de 10 dias, a partir da data da divulgação, para apresentar junto ao IAP a defesa, pagar a multa à vista (com 30% de desconto) ou firmar com o órgão um Termo de Compromisso de Restauração, se couber na ação. Todos os processos estão disponíveis para consulta dos autuados e seus procuradores no Departamento de Documentos e Informações (DDI), na sede do Instituto.

Após esse prazo, com ou sem a manifestação dos autuados, os processos serão encaminhados para deliberação e, posteriormente, encaminhados para cobrança do processo administrativo e oficialização ao infrator. Na falta do pagamento da multa, o processo será encaminhado para inscrição em dívida ativa e execução fiscal.

Para a chefe do DDI, Luzia Kurzlop Brunkow, a publicação dos editais deve facilitar o processo de deliberação dos autos de infração. “Com a publicação dos editais, haverá uma agilidade na tramitação do processo administrativo dentro da Instituição, facilitando o acompanhamento pelo infrator das autuações que serão encaminhadas para deliberação e cobrança”, afirma.

Independente da publicação do Edital, qualquer autuado poderá se dirigir ao Escritório Regional mais próximo e solicitar o pagamento de seu auto de infração à vista ou solicitar o parcelamento da multa em até 12 vezes com juros. Mesmo após o encerramento do processo administrativo, os autuados ainda podem responder por processos criminais pelo Ministério Público Estadual ou delegacias de meio ambiente.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Exportação de grãos por Paranaguá cresceu 37% no primeiro trimestre


O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá exportou de janeiro até agora 3,4 milhões de toneladas de grãos. O volume é 37% superior ao registrado no mesmo período no ano passado. O embarque diário realizado no corredor tem sido, em média, de 65 mil toneladas.

Somente de soja para exportação foram embarcadas pelo terminal paranaense 1,6 milhão de toneladas neste primeiro trimestre. O volume é 117% superior ao registrado em 2011 no mesmo período. O farelo de soja apresentou alta de 43% em relação ao ano passado, totalizando 1,1 milhão de toneladas exportadas.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o aumento na movimentação reforça a necessidade de investir em melhorias no porto. Dando cumprimento ao plano de governo, ele determinou que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) trabalhe nos projetos de expansão da capacidade estática do porto para melhor atender a safra de grãos. “Nos próximos 60 dias vamos fechar o escopo das melhorias a serem executadas no corredor de exportação em caráter emergencial e para os próximos anos”, afirmou o secretário.

EXPANSÃO – Um dos projetos de expansão visa substituir quatro armazéns de carga geral que existem hoje no cais do Porto de Paranaguá. Juntos, eles somam capacidade estática de 54 mil toneladas. Está prevista a construção, na mesma área, de dois armazéns graneleiros, com capacidade estática de 195 mil toneladas e rendimento operacional de duas mil toneladas por hora.

A Appa trabalha ainda no projeto de modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, com o objetivo de elevar os níveis de produtividade, reduzir perdas e principalmente atender das exigências ambientais e de controle de zoonoses.

terça-feira, 27 de março de 2012

Lucro da Copel aumenta 16,5%


A Companhia Paranaense de Energia (Copel) registrou, em 2011, lucro líquido de R$ 1,1 bilhão. O resultado é o segundo melhor na história da companhia. Na comparação com 2010, o lucro apresentou aumento de 16,5%.

As receitas operacionais da Copel tiveram crescimento de 12,7% de 2010 para o ano passado, devido ao aumento no consumo de eletricidade no mercado cativo – 5,4%. Outro fator que contribui para o aumento no lucro da companhia foi a Copel Telecom. A base de clientes na área de telecomunicações teve aumento de 19,7% nas receitas.

A capacidade de geração de caixa da companhia, no ano passado, chegou a R$ 1,8 milhão – 25,8% superior a 2010. Os ativos em 2011 apresentaram aumento de 7,1% em relação ao exercício do ano anterior.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Paraná reduzirá pobreza extrema seguindo exemplo de Curitiba



O governador Beto Richa disse ao participar das festividades pelos 319 anos de Curitiba, que a intenção do governo estadual é alcançar no Paraná resultados de redução de pobreza semelhantes aos registrados pela capital. Indicadores registrados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam redução de 65% na miséria na capital paranaense em cinco anos.

O pronunciamento do governador foi feito, no Parque Barigui, onde a prefeitura ofereceu atividades recreativas e esportivas para a população. “Os avanços registrados em Curitiba são resultado de um esforço para reduzir o percentual da população em condição de extrema pobreza. Temos o objetivo de melhorar esses indicadores em todo o Paraná” disse ele.

Richa, que estava acompanhado do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, lembrou que no início de março o Estado lançou o programa Família Paranaense, que tem a intenção de reduzir o grau de vulnerabilidade social de 100 mil famílias de cerca de 300 municípios até 2014. “É uma ação de governo que irá permitir o acesso a serviços públicos de qualidade, inclusão social e, principalmente, capacitação profissional dos paranaenses mais carentes”, disse.

O governador destacou as parcerias com a prefeitura de Curitiba e enumerou obras que serão entregues e anunciadas esta semana, no valor de R$ 30 milhões, como a inauguração do Hospital do Idoso e intervenções em seis avenidas da capital. “Temos uma boa relação com o prefeito, o que possibilita importantes investimentos na cidade. É um pacote de obras que irão melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”, disse.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, os indicadores apontam que a cidade está na liderança nacional no acesso das famílias à educação e ao mercado de trabalho. “Nossos indicadores sociais são resultado de muitos avanços em todas as áreas e de grandes obras. Foram conquistas de 25 anos registradas em cinco”, disse o prefeito. Ele agradeceu a parceria com o governo estadual, que viabilizou um grande pacote de obras viárias na cidade.

FAMÍLIA PARANAENSE – O programa intersetorial, que será coordenado pela Secretaria da Família, envolve 17 áreas do Governo do Estado, que vão atuar em ações planejadas, atendendo a necessidade de cada família e as peculiaridades do município que o receberá. Elas podem permanecer por dois anos no programa.

domingo, 25 de março de 2012

Restitui - Toque no Altar




Domingo, pessoal vamos renovar nossas forças, nossa fé. Compartilho com vocês essa linda oração do grupo Toque no Altar. 
Tenham todos um excelente domingo de muita paz e amor. Aproveitem a companhia da família e dos amigos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Campanha para lacrar bicas de caminhão é lançada no Paraná


A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Ecovia lançam nesta sexta-feira (23), no Paraná, uma campanha de conscientização de caminhoneiros sobre a necessidade de lacrar as bicas dos caminhões. O objetivo da campanha é evitar desperdícios de carga ao longo do percurso dos caminhões até o Porto de Paranaguá e também impedir a sujeira nas vias de acesso ao porto.

Panfletos educativos estão sendo distribuídos nas praças de pedágio do interior do Paraná, bem como no Pátio de Triagem do Porto e nos terminais de descarga.

A bica é o dispositivo por onde a carga a granel é escoada dos caminhões. Sem estar devidamente lacrada, ela pode abrir durante o trajeto e causar vazamentos, muitas vezes sem que o motorista perceba que está derramando carga ao longo da estrada. Em muitos casos, contanto, quando as bicas estão sem lacre, elas sofrem ação de vândalos que abrem o dispositivo para escoar ilegalmente parte dos grãos.

De acordo com o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz, a campanha é uma das ações que a Appa está implantando em benefício dos caminhoneiros. “È orientação do governador Beto Richa que nós tomemos ações que se convertam em benefício dos caminhoneiros. Estamos trabalhando na conscientização deles, para evitar os desperdícios e ações criminosas”, disse.

O caminhoneiro Sergio José Bonert saiu de Sorriso (MS) rumo a Paranaguá carregado com soja. Para ele, a campanha de fechamento de bicas aumenta a segurança dos motoristas. “É importante alertar para evitar a ação dos vândalos. O porto está de parabéns pela iniciativa”, disse.

Conseqüências – A legislação de trânsito prevê multa para o caminhoneiro que estiver trafegando com a bica do caminhão aberta. O motorista é autuado com multa gravíssima e perde sete pontos na carteira. Além disso, se houver algum acidente causado pela carga derramada, ele pode ser indiciado. O derramamento de carga causa prejuízos para o dono da carga, além de sujar a cidade. Fora isso, quando acontece a abertura ilegal de bicas, muitas crianças são colocadas para recolher os grãos derramados, fazendo com que elas precocemente passem a conviver com o crime, sem falar no risco de atropelamentos.

A campanha conta ainda com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Claspar, Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam/PR) e Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado Paraná (Fetranspar).

quinta-feira, 22 de março de 2012

Alimentação escolar do Paraná é referência para outros estado


Representantes das secretarias da Educação dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul conheceram nesta quarta-feira (21) os bons resultados que o Paraná vem obtendo com o Programa Estadual de Alimentação Escolar (Peae). Eles estiveram na sede da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), da Secretaria de Estado da Educação, para ver como funciona o programa.

A diretora de Infraestrutura, Logística, Organização e Gestão (Dilog) da secretaria, Marcia Stolarski, disse que o interesse pelo trabalho desenvolvido no Paraná é o reconhecimento de que o estado está no caminho certo. “Temos sistemas de gerenciamento de aquisição e distribuição de alimentos totalmente desenvolvidos aqui e que são pioneiros no Brasil”, afirmou.

Segundo ela, entre eles estão a aquisição e acompanhamento dos alimentos não perecíveis e a aquisição de alimentos da agricultura familiar – o que colocou o Paraná em evidência por ter sido o primeiro estado a investir 30% dos recursos da alimentação escolar com a compra desse tipo de produto.

FUNCIONAMENTO – Márcia Stolarski explicou que o Paraná adota um sistema de compra única de não perecíveis para todas as escolas, via pregão eletrônico. Com esse sistema, o Governo do Estado consegue um preço bem mais atrativo, devido ao grande volume adquirido.

Quanto aos alimentos perecíveis, 87% das escolas estaduais são abastecidas com alimentos da agricultura familiar. “Compramos alimentos diretamente dos produtores próximos às escolas, o que enriquece a alimentação dos estudantes com micronutrientes e dinamiza a economia local, melhorando a condição de vida dos pequenos agricultores”, disse a diretora.

Para as escolas que ainda não são atendidas pela agricultura familiar, o governo faz o repasse direto da verba, por meio do Programa Escola Cidadã.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Modernização é a principal meta da nova administração dos portos do Paraná


Definindo a modernização como a principal meta do governo para os portos paranaenses, o governador Beto Richa deu posse ao novo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. Com 24 anos de experiência na área portuária, o superintendente assume com a missão de intensificar o ritmo de investimentos e completar o processo de resgate da credibilidade e da competitividade dos portos do Paraná.

“O Porto de Paranaguá é um orgulho do nosso Estado, mas nos últimos governos não teve a atenção merecida, assim como o Porto de Antonina. Estamos trabalhando para mudar esta situação. Do primeiro ano de governo temos só o que festejar: recordes atingidos, lideranças recuperadas. Mas chegou a hora de realizar investimentos ainda mais intensos e superar desafios”, disse o governador.

Richa ressaltou que a mudança na direção da Appa acontece para dar ainda mais agilidade aos processos de mudança que o governo pretende estabelecer nos portos paranaenses. Entre as prioridades da nova gestão estão a informatização dos portos e a aproximação com os usuários do sistema e com lideranças do Litoral.

O secretário estadual de Infraestutura e Logística, José Richa Filho, ressaltou que a mudança na direção dos portos não implica em descontinuidade nas ações de governo. Dividino passa a ocupar o posto de dirigente dos portos paranaenses no lugar do engenheiro Airton Maron, que ficou no cargo por um ano e três meses.

“Quero agradecer os serviços prestados pelo Airton Maron. Juntos, trabalhamos intensamente neste primeiro ano para recuperar a imagem dos portos paranaenses principalmente em Brasília, junto aos órgãos federais. Agora, com o Luiz Henrique Dividino, vamos dar continuidade a este trabalho, com o apoio de toda a comunidade portuária, para buscarmos parcerias e o sucesso dos portos paranaenses”, disse.

EXPERIÊNCIA – O novo superintendente tem ampla experiência na atividade portuária, atuando há 24 anos no setor. Em seu discurso de posse, Dividino elogiou o trabalho de seu antecessor e disse que Maron foi o responsável por tirar o porto da situação difícil que se encontrava.

“Assumir a superintendência dos Portos do Paraná é uma honra e um desafio. Muito já foi feito, mas ainda há muita coisa para ser realizada. São questões de infraestrutura, impasses ambientais. Temos uma diretoria competente e daremos seqüência a todos os projetos do plano de governo, podendo fazer alguns ajustes para dar ainda mais celeridade ao processo”, afirmou.

Dividino disse ainda que a meta é melhorar o nível de atendimento dos portos paranaenses, reduzindo os custos para os usuários. “Temos que olhar o porto para os próximos 20 anos, planejar o futuro. Não haverá descontinuidade no que está sendo feito. Vamos aprimorar as ações”, disse. Airton Maron, que deixa a superintendência e volta a ocupar a função de engenheiro do corpo técnico da Appa, agradeceu o apoio dos servidores do porto enquanto esteve à frente da superintendência. “Agradeço o apoio do setor produtivo paranaense e saio feliz por ter honrado os desafios que a mim foram propostos. Desejo sucesso ao novo superintendente e peço à comunidade portuária que não meça esforços para colaborar com esta nova gestão”, afirmou.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Prédios operacionais do Porto de Paranaguá recebem nomes de ex-funcionários



O Porto de Paranaguá celebrou, no último sábado (17), 77 anos de idade. Para comemorar a idade nova, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) batizou os dois prédios operacionais do Porto com nomes de dois ex-superintendentes da Autarquia.
O prédio que serve de sede para o setor operacional foi batizado de Engenheiro Osiris Stenghel Guimarães. Ele foi superintendente dos portos paranaenses entre os anos de 1997 e 2003 e durante sua gestão, foram realizadas importantes obras nos portos como a modernização do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Foi durante sua administração que o Terminal de Contêineres de Paranaguá foi instalado, além dos terminais da Pasa e da Fospar. Criou ainda o pátio de veículos da Volkswagen, preparando o porto para a diversificação das cargas movimentadas.
O prédio onde funciona o Centro de Atendimento da Appa foi batizado de Engenheiro Alfredo Jorge Budant. Engenheiro civil, ingressou como funcionário do Porto de Paranaguá em 1955. Entre 1968 e 1975, foi superintendente, além de já ter sido diretor técnico do Porto. Em sua gestão como superintendente, o Porto de Paranaguá ultrapassou a marca de um milhão de toneladas movimentadas e o atingiu a liderança mundial na exportação de café. Budant foi ainda responsável pela construção do Corredor de Exportação, complexo pioneiro e único em todo o Brasil, que tornou o Porto apto para a evolução, atendimento de novas cargas e continua até hoje sendo referência nacional e internacional.
Para oficializar os nomes dos novos prédios, já está programada uma cerimônia que contará com a presença dos dois ex-superintendentes da Appa.
O prédio onde funciona a sede administrativa da Appa também tem o nome de um ex-superintendente: Engenheiro Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho, que chefiou os portos paranaenses entre os anos de 1977 e 1983 e realizou, entre diversas obras, ações como o plano de expansão dos portos paranaenses que permitiram aos terminais dobrarem sua movimentação de mercadorias em um curto espaço de tempo.

domingo, 18 de março de 2012

Domingo com a família...... vamos aproveitar!


Amigos como vocês sabem essa foi uma semana difícil para mim, para Cida e meus filhos, enfim, toda nossa família. Uma de nossas preciosidades, o nosso filho amado, Neto, numa fatalidade nos deixou e foi viver com Deus Pai. E hoje, nesse domingo, dia de aproveitar todos os momentos com a família quero compartilhar essa linda oração interpretada na voz de Luan Santana. Tenham todos um domingo de paz e bençãos!!!

sábado, 17 de março de 2012

Movimento grande na BR 277 sentido litoral



Mais de 50 mil veículos devem passar pela BR 277 no sentido litoral do estado, segundo informações da Ecovia, concessionária que administra o trecho.
Para evitar transtornos por causa da fila de caminhõs que se forma no sentido do Porto de Paranguá, será feita uma sinalização especial na estrada, além do monitoramento por câmeras.
A PRF e a concessionária fazem um alerta aos motoristas que forem trafegar pela rodovia:
Caminhoneiros
- Evite estacionar nos acostamentos, privilegiando as paradas nas áreas fora do acostamento e/ou postos de combustíveis ao longo da rodovia;
- Ao parar no acostamento, desça pela porta do passageiro. É mais seguro.
- Evite transitar no acostamento, conversar com o colega de fila ao lado da porta do motorista sobre a pista e ou ficar parado junto a borda da pista ou no canteiro central;
- Evite entrar na mata. Nestes locais, é comum a presença de animais peçonhentos que podem representar risco;
- Fique atento ao final de fila. Ao avistar um veículo da PRF ou da concessionária sinalizando, obedeça a orientação do policial ou colaborador da Ecovia;
Ciclistas e pedestres
- Evite realizar práticas desportivas e passeios na rodovia, principalmente quando verificada a existência de fila de caminhões no acostamento.
- Moradores que utilizam a rodovia nos deslocamentos diários para o trabalho e residência recomenda-se a busca de caminhos alternativos utilizando vias marginais e ou áreas urbanas dentro dos bairros. Em qualquer circunstância, redobre a atenção ao movimento de tráfego e utilize o acostamento da pista no sentido contrário.
- Evite ao máximo caminhar e ou trafegar sobre a pista de rolamento ao lado dos caminhões e entre os veículos parados no acostamento.
- Não deixe as crianças brincarem próximo dos caminhões ou próximo do acostamento.
Veículos leves/motos/ônibus
- Antes de pegar a estrada, procure se informar sobre as condições das rodovias;
- Redobre a atenção e reduza a velocidade nos pontos onde há concentração de caminhões no acostamento.
- Sempre que possível, trafegue pela pista livre mais distante do acostamento e dos caminhões;
- Use faróis acesos, mesmo durante o dia;
- A qualquer sinal de pane no veículo, busque os ‘bolsões’ (espaços entre caminhões, acessos às áreas lindeiras, residências, etc.) para realizar a parada.
O Motorista que desejar saber as condições da estrada podem ligar para: 0800 410 277

sexta-feira, 16 de março de 2012

Porto de Paranaguá terá novo superintendente


O governador Beto Richa indicou o administrador de empresas Luiz Henrique Dividino para assumir a superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Dividino será empossado na próxima segunda-feira (19), às 11h, em substituição a Airton Maron.

“O objetivo desta mudança é acelerar os investimento e os projetos de modernização do Porto de Paranaguá”, afirmou o governador. “Vencemos a primeira etapa, com excelentes números no ano passado, mas queremos impor um ritmo ainda mais acelerado de mudanças”, disse Richa.

O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou que o processo de transição no porto ocorre em ambiente tranqüilo, de muito diálogo e abertura. “Estamos aproveitando um profissional com muita experiência para impor um ritmo mais acelerado aos projetos. Queremos ter o quanto antes, um porto mais moderno e mais ágil”, disse.

PERFIL - Luiz Henrique Dividino é curitibano e atualmente ocupa a função de diretor-presidente do terminal portuário privado da Ponta do Félix, em Antonina. Ele tem 48 anos e atua na área portuária há 24 anos.

Dividino iniciou a vida profissional no porto de Santos (SP) e trabalhou por 14 anos no Porto de Paranaguá. Entre outras funções, atuou nas áreas de planejamento, de tecnologia, comercial e foi diretor de operações do terminal paranaense.

O novo superintendente elogiou os projetos do governo para os portos de Paranaguá e Antonina. Segundo ele haverá total empenho para trazer as respostas esperadas pelos usuários do terminal marítimo.

“A iniciativa privada espera um ritmo forte de investimentos e é isso que vamos fazer”, disse Dividino. Segundo ele, entre as prioridades estão descongestionar e acelerar os procedimentos logísticos e promover mudanças em processos e equipamentos.

Dividino disse que também vai trabalhar na reativação do porto de Antonina. “Há espaço para o porto de Antonina e o governo já está trabalhando nisso, trazendo empresas”.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Começa a Operação Safra 2012 no PR; fiscalização será reforçada


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa a fiscalizar a Operação Safra 2012, que inicia nesta quinta-feira (15) no Paraná, nas principais rodovias federais do estado. O objetivo é organizar e otimizar o transporte de grãos até o Porto de Paranaguá, no litoral, agilizando a entrada de veículos de carga no pátio do porto e coibindo as filas no acostamento da BR-277. Nesta época do ano, o movimento no pátio de triagem do porto gira entre dois mil e 2,3 mil caminhões por dia. A operação termina no dia 30 de junho.
Além de proibir as filas no acostamento da BR-277, a PRF estará combatendo também diversas modalidades de crimes, como assaltos a caminhoneiros, saques de carga e exploração sexual de menores.
Também haverá fiscalização para evitar que os caminhões obstruam os acessos a vicinais, retornos, residências, comércios, escolas e paradas de ônibus. Os veículos que estiverem nestas situações, cometendo infrações de trânsito, serão autuados e removidos, segundo a PRF.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Conferência sobre Transparência reúne 600 pessoas em Curitiba



Está acontecendo em Curitiba a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O encontro reúne, em Curitiba, cerca de 600 participantes. Deste total, 540 pessoas são delegados eleitos nas fases regionais da conferência.

No encontro, que prossegue até quarta-feira no Centro de Convenções de Curitiba, serão escolhidas as propostas que o Paraná vai levar para a conferência nacional, prevista para maio, em Brasília, e escolhidos os delegados que representarão o Estado.

Nesta etapa serão discutidas as sugestões geradas nas 17 conferências anteriores, que foram promovidas pela secretaria estadual de Controle Interno e Tribunal de Contas do Estado desde outubro de 2011. “O trabalho é destinado a aproximar a população da gestão pública”, explica o secretário de Controle Interno, Mauro Munhoz. Segundo ele, a participação popular vai estimular os gestores a aumentar a transparência de seus atos.

Munhoz adiantou que uma das propostas que devem sair da conferência é a criação do Conselho Estadual de Transparência e Controle Interno. A sugestão deverá ser encaminhada para o governador Beto Richa. Um governo que ouve a sociedade tem condições de realizar o que realmente é necessário para a população.

Para Munhoz, o órgão poderia estabelecer uma nova agenda de mobilização social. “A cultura da participação não está enraizada na nossa sociedade e precisamos de mecanismo para incentivar as pessoas a participar das novas formas de fiscalizar o poder público destacou.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Guimarães, afirmou que o crescimento da participação popular na fiscalização dos atos públicos vai exigir que os órgãos de controle adotem linguagens mais claras e acessíveis. “É evidente que está nascendo um novo conceito de cidadania”, declarou ele na abertura da Conferência.