quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Baía de Guaratuba tem um dos maiores remanescentes de áreas úmidas do País


A baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, abriga um dos maiores remanescentes de áreas úmidas preservadas do país. São 40 mil hectares em bom estado de conservação. Os dados são da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que, nesta quarta-feira (02), em comemoração ao Dia Mundial das Áreas Úmidas, destacam a importância deste complexo ecossistema para o combate dos efeitos das mudanças climáticas e para o equilíbrio ecológico.

Entre as maiores variedades de áreas úmidas do Paraná estão os manguezais, áreas estuarinas, brejos, várzeas e banhados. Apenas de manguezais, de acordo com levantamento feito pelo Programa Pró-Atlântica, no ano de 2001, são 30 mil hectares.

“As áreas úmidas são importantes tanto para conservação da biodiversidade do ecossistema como para o aspecto cultural das comunidades que vivem no seu entorno de forma sustentável”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk. Segundo ele, as áreas úmidas podem reter e descarregar água, controlar inundações, purificar elementos tóxicos, reter sedimentos e reduzir a erosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário