segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Portos paranaenses terão sistema integrado de controle de operações


A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai contar com um novo sistema de gerenciamento de informação, em fase de desenvolvimento pela Celepar. O SICOP – Sistema Integrado de Controle de Operações Portuárias e de Faturamento, que vai permitir a integração de todas as informações relativas aos portos num sistema de gestão pública, foi apresentado ao secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, na manhã desta sexta-feira (18), em Paranaguá, durante reunião entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Celepar, Departamento de Estradas e de Rodagem (DER) e Ferroeste.

“Nesta reunião ficou claro que existe a necessidade de implantar um sistema integrado que ligue o cais do porto a diferentes secretarias de governo e a órgãos federais, como a Receita Federal”, disse o secretário. Richa Filho afirmou que a intenção é oferecer um sistema ágil e eficiente, que englobe as informações do setor logístico e que consiga dar uma resposta rápida às demandas de gerenciamento interno e também às demandas dos usuários do sistema portuário.

Para o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, o novo sistema de gestão da informação dará ainda mais agilidade ao recebimento de cargas nos portos de Paranaguá e Antonina. “Hoje temos o Carga Online, que faz o gerenciamento do fluxo logístico dos veículos até o porto, estabelecendo quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal/operador, dimensionando os fluxos e evitando filas. Com um novo sistema, integrado às demais secretarias e até a órgãos do governo federal, poderemos mapear com mais exatidão a chegada de produtos agrícolas, identificando os gargalos e nos antecipando na solução dos problemas”, disse.

“O Porto é uma estrutura vital para a infraestrutura e a logística do estado. Já fizemos um mapeamento dos sistemas existentes e agora nosso objetivo é desenvolver sistemas e mecanismos que integrem a gestão da atividade às demais estruturas logísticas do governo”, explicou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

Antonina – O secretário José Richa Filho também esteve em Antonina e participou da primeira reunião do ano do Conselho de Autoridade Portuária de Antonina (CAP). “Já determinamos ao diretor do Porto de Antonina, Paulo Scalco, que faça uma aproximação com o CAP e intensifique os estudos para levantar quais são as soluções para os problemas do Porto”, disse.

Richa Filho afirmou também que já recebeu visitas de diversos grupos interessados em investir no Porto de Antonina. “Nosso papel como Governo do Estado é ser um facilitador. O Porto de Antonina compõe o complexo portuário paranaense e tem muito a contribuir com o desenvolvimento do estado”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário