quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Paranaguá será contemplada com 28 novas bibliotecas

Programa Arca das Letras beneficiará comunidades pesqueiras, rurais e as aldeias indígenas de Paranaguá

O município de Paranaguá receberá 28 bibliotecas rurais, e se tornará o município brasileiro com mais Arca das Letras implantadas. Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003, o Arca das Letras já implantou mais de 7 mil bibliotecas rurais no país, ultrapassando a distribuição de 1,8 milhão de livros para mais de 780 mil famílias. Atende famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas. O acervo conta com obras de literatura infantil, saúde, artes, cultura, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.

Em um grande movimento de solidariedade, o programa Arca das Letras conquistou uma rede de parceiros que reúne recursos e esforços para disseminar a leitura no meio rural brasileiro. São parceiros nacionais do Programa: o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC); o Banco do Brasil; e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entre outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Movimentos sociais e sindicais, editoras, empresários, artistas e a população urbana também apóiam a difusão do livro e da leitura no campo.

Capacitação

Para cuidar das bibliotecas nas comunidades, serão capacitados agentes de leitura – dois moradores de cada comunidade, selecionados através de pesquisa popular feita pela própria comunidade. O curso de capacitação do agente de leitura é indispensável. O treinamento é realizado pela equipe técnica do MDA e inclui os processos de organização e conservação de uma biblioteca, a catalogação e o empréstimo dos livros. O curso é agendado pela coordenação do Programa Arca. Todo o trabalho é voluntário. Os agentes de leitura são moradores das comunidades atendidas e recebem a biblioteca em suas casas ou em um local de fácil acesso, indicado pelas famílias. Após as capacitações são entregue as Arcas das Letras a cada comunidade.

Os livros são armazenados em móveis-bibliotecas, denominados arcas. E estas são confeccionadas pela Prefeitura Municipal (como contrapartida no Programa) através de Parcerias com a iniciativa privada. A fabricação segue um padrão cuidadosamente organizado para receber o acervo inicial, que tem cerca de 250 livros. Esse acervo é ampliado a cada novo recebimento de novos livros do Programa, como também o material básico de trabalho do agente de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário