quarta-feira, 6 de abril de 2011
Acesso ao litoral deve estar consertado até a Páscoa
Quem for passar o feriado de Páscoa nas praias do Paraná deverá encontrar condições praticamente normais nas rodovias que ligam Curitiba ao litoral. De acordo com a Ecovia, concessionária que administra a BR-277, a previsão é de que estejam em mão dupla (com a outra pista interditada) apenas desvios pontuais nos quilômetros 18 e 24 (cerca de 300 metros), onde caíram as pontes sobre os rios Jacareí e Sagrado I.
O andamento das obras e as liberações dependem, entretanto, das condições climáticas. A previsão para o término dos reparos é de 180 dias (20 já se passaram). Na semana passada, outros trechos que estavam em mão dupla desde as fortes chuvas que atingiram o litoral foram normalizados. Agora, nove quilômetros (do 18 ao 26 e do 13 ao 14) continuam em mão dupla. Inicialmente, eram 17 quilômetros (do 12 ao 29), segundo a Ecovia
Segundo o diretor-superintendente da Ecovia, Evandro Vianna, todos os consertos realizados nas estradas são definitivos e as obras das pontes vão demorar mais por exigirem estudos mais detalhados, que ainda estão sendo feitos. “Estamos fazendo um levantamento hidrológico para ver se a altura permanecerá. A tendência é que as pontes [entre os quilômetros 18 e 24] fiquem acima da altura das anteriores, já prevendo uma situação semelhante de chuvas”, afirma. De acordo com Vianna, o cronograma para finalização das obras está dentro do previsto e deverá ser cumprido sem atrasos.
Viaduto
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou ontem a liberação de R$ 6 milhões para a conclusão da obra do viaduto rodoviário no cruzamento da rua Professor Cleto com a ferrovia Curitiba-Paranaguá, em Paranaguá. O repasse viabilizará o processo licitatório para o término da obra, interrompida desde 2008. Para isso, o Congresso precisará votar a alteração no projeto de lei que indicava a destinação da quantia para outra obra no estado. “É um trâmite simples, que em maio se resolverá”, afirmou o diretor de infraestrutura ferroviária do DNIT, Geraldo Lourenço Neto. Desde 2008 já foram gastos R$ 4,7 milhões na obra que segue em seu estágio inicial.
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