domingo, 3 de abril de 2011
Paraná espera atrair 10% mais turistas neste ano
Depois de receber 3,4 milhões de turistas no ano passado, 9% a mais que em 2009, a expectativa do governo e setor turístico do Paraná é de um crescimento de 10% para este ano. Para atingir a meta, medidas como a integração dos três aeroportos internacionais da tríplice fronteira, o investimento no terminal de passageiros do Porto de Paranaguá e o mapeamento de novos roteiros paranaenses estão na lista de prioridades.
“Temos um plano de ações para os próximos quatro anos que já começou a ser executado pela Secretaria de Turismo. Uma das grandes ações é a integração dos aeroportos de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu (Argntina) e Ciudad del Este (Paraguai). Eles estão a menos de 30 quilômetros um do outro, possuem um fluxo grande de passageiros e podem ter um aproveitamento maior se houver um trabalho integrado. Vai favorecer tanto o fluxo de passageiros quanto o de cargas”, disse à Gazeta do Povo o secretário de turismo do estado, Faisal Saleh, durante o 17.º Salão Paranaense de Turismo, evento realizado na sexta-feira pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR).
Outra ideia para fomentar o turismo no estado é a implantação de um terminal de passageiros no Porto de Paranaguá, já que o segmento de cruzeiros está entre os que tiveram maior crescimento na indústria turística nacional. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), a estimativa é de que 884 mil passageiros terão sido transportados por cruzeiros de outubro de 2010 até maio deste ano. “Com o terminal em Paranaguá, o Paraná participará efetivamente deste segmento”, explicou Saleh.
O mapeamento dos setores turísticos do Paraná e a criação de novos destinos são outras medidas para atrair novos visitantes e mantê-los por mais tempo no estado. Em 2010 já foi registrado um aumento na permanência média dos turistas, de 3,8 para 4,1 dias, e no gasto per capita diário, de US$ 61,40 para US$ 70.
fonte gazeta do povo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário