sexta-feira, 15 de abril de 2011

Litoral de braços abertos para os turistas na Páscoa


População e comércio de Morretes, Antonina, Guaratuba e Paranaguá se unem para atrair visitantes no feriado prolongado
Com pontos turísticos em ordem, serviços essenciais restabelecidos e o acesso rodoviário liberado, os municípios do litoral do Paraná terão no feriado prolongado de Páscoa uma chance de recuperar a economia, fortemente abalada pelo desastre que atingiu a região entre os dias 11 e 12 de março. Os deslizamentos de terra e inundações atingiram principalmente as áreas ru­­rais de Morretes, Antonina, Gua­­ratuba e Paranaguá, mas foi o centro das cidades, onde se localizam o comércio e serviços, que mais sofreu os efeitos econômicos da catástrofe. Cerca de 90% do movimento caiu. Os demais municípios, como Pontal do Paraná e Matinhos, também foram prejudicados pelo receio do turista em descer a serra

Por isso, o feriado de quatro dias é esperado com ansiedade pelas associações comerciais e a preocupação com a falta de visitantes tem levado a população a realizar reuniões para discutir como atrair os turistas. Em Antonina, a Igreja Católica convocou um encontro com o prefeito e moradores para discutir um plano emergencial para a cidade. “O objetivo é, antes de tudo, resgatar a imagem da nossa cidade. O curitibano tem a im­­pressão de que a cidade está arrasada, mas ela já voltou à normalidade, e tem condições de receber os turistas”, diz um dos articuladores da reunião, o professor Mário de Castro. As propostas devem ser divulgadas até o início da próxima semana.

Trem é esperança

No feriado, a principal aposta do comércio é no trem de passageiros, que faz o trajeto entre Curitiba e Paranaguá, com parada em Morretes. No último fim de semana, a retomada do serviço, que estava interrompido desde 12 de março, levou cerca de 600 passageiros, dos quais cerca de 450 ficaram em Morretes e o restante seguiu para Paranaguá. No primeiro domingo com o trem operando, já foi possível sentir a diferença, de acordo com comerciantes.

fonte AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário